Assembleia Municipal de Proença assinala fim de mandato
A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova realizou, dia 5 de setembro, a última sessão do atual mandato, momento que ficou marcado por intervenções de balanço, despedida e reconhecimento do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos em prol do Concelho de Proença-a-Nova.
O deputado independente António Santos sublinhou que este órgão foi sempre “um espaço de democracia e urbanidade”, agradecendo a todos os que o acompanharam neste percurso e deixando votos de sucesso aos futuros eleitos.
Com um percurso de 32 anos de participação ativa na Assembleia Municipal, o deputado Américo março, da bancada do Partido Socialista (PS), destacou a importância do investimento, “sobretudo privado, como motor do desenvolvimento, criação de emprego e fixação de população”. Recordou o trabalho desenvolvido por diferentes executivos e deixou a convicção de que os próximos 10 anos serão decisivos para o futuro do Concelho.
Também em tom de despedida, o deputado da mesma bancada, Vítor Bairrada expressou gratidão “a todos os colegas, funcionários municipais e munícipes que acompanharam os trabalhos”. Relembrou conquistas recentes como o programa Ciência Viva, o Parque Empresarial e o apoio à fixação de médicos, frisando que os desafios futuros exigirão empenho contínuo.
O deputado do PS André Dias elogiou “o espírito democrático vivido nesta Assembleia” e deixou uma palavra de reconhecimento especial a Américo março e Vítor Bairrada pelo legado de experiência e compromisso transmitido às gerações mais jovens.
Na mesma linha, a deputada da mesma bancada, Cristina Catarino agradeceu “o ambiente democrático que pautou os trabalhos” e afirmou sentir orgulho por ter integrado este órgão.
O deputado Jorge Alves Cardoso, que também conclui funções como presidente da União de Freguesias de Proença-a-Nova e Peral, partilhou o orgulho em ter servido a comunidade em diferentes responsabilidades.
Por seu lado, o presidente da Assembleia Municipal, João Paulo Catarino, destacou “o empenho construtivo e democrático de todos os membros, independentemente das cores políticas”, elogiando “particularmente os deputados que agora se despedem, após vários anos de dedicação à causa pública”.
Por sua vez, o presidente da Câmara, João Lobo, destacou o espírito democrático que “a Assembleia Municipal teve, ao longo deste mandato, e o seu papel fundamental no reforço do dever cívico de todos uns para com os outros. Os seus membros foram exemplo de respeito pelos valores da democracia e de compromisso com o interesse coletivo. Sinto-me profundamente grato pela forma como sempre se empenharam nas matérias mais importantes e essenciais para o desenvolvimento do nosso concelho”.