TENDO COMO PALCO O CASTELO DE CASTELO BRANCO
Outrem promove comemorações do Foral de Pedro Alvito
A Outrem – Associação de Defesa do Ambiente e Património, em parceria com a Câmara de Castelo Branco, a Junta de Freguesia de Castelo Branco e a Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém, promoveu, dia 4 de outubro, as Comemorações do Foral de Pedro Alvito e as Jornadas Templárias de Castelo Branco, tendo como palco o Castelo de Castelo Branco.
O programa começou com visitas à recentemente restaurada Igreja de Santa Maria do Castelo, pela Câmara de Castelo Branco e que acolherá o Centro de Interpretação Templário Mestre Pedro Alvito.
Durante a tarde, ainda na Igreja de Santa Maria do Castelo, decorreram as Jornadas Templárias, que incluíram a apresentação da obra O Sonho de Gualdim, de Graça Mestre. Seguiu-se uma intervenção de Mafalda Nascimento subordinada ao tema A temática Templária no Turismo Militar e no desenvolvimento territorial. Com a sessão a terminar com a realização de um Capítulo Local da Ordem dos Pobres Cavaleiros do Templo de Jerusalém – Comenda das Idanhas.
Já ao ar livre, os participantes assistiram a demonstração de esgrima antiga, protagonizada pelo grupo Espadas de Santa Maria da Feira. O evento culminou com uma ceia medieval junto à alcáçova do Castelo, animada pelos grupos Espadas de Santa Maria da Feira e Santa Maria do Castelo, bem como pelos Flamma Luna e Troto Saltarello.
Refira-se que estas comemorações têm como finalidade homenagear o Mestre Pedro Alvito, Mestre Templário dos Três Reinos (Portugal, Castela e Leão), responsável pela concessão do primeiro foral a Castelo Branco, em 1214, e contribuir para a valorização da Zona Histórica da cidade, reforçando a sua identidade e memória coletiva.