Centenário de José Cardoso Pires assinalado na Sertã
A Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, da Sertã, no dia 2 de outubro, para assinalar o centenário do nascimento de José Cardoso Pires, acolheu uma Conversa Aberta sobre a Vida e Obra de José Cardoso Pires dinamizada por Elsa Ligeiro.
Elsa Ligeiro começou por revelar a sua paixão pelo escritor, nascido em São João do Peso, no Concelho de Rei, para percorre a vida e a obra do escritor Vilarregense explicando que aquilo que mais a fascinou sempre foi a sua busca pela liberdade “fosse ela política, social ou pessoal”. Numa conversa aberta com os participantes, falou-se de literatura, de história, de filosofia e psicologia, da importância de todos estes aspetos para a própria literatura e da necessidade de reflexão após uma leitura. Houve ainda espaço para a leitura, por parte do público, de excertos de algumas das obras do autor.
Recorde-se que José Cardoso Pires (1925–1998) nasceu a 2 de outubro em São João do Peso, mas desde cedo viveu em Lisboa onde, entre esporádicas viagens, fez toda a sua vida. Foi jornalista, cronista e coordenador da revista Almanaque, que contou com a colaboração de grandes nomes da literatura portuguesa como Alexandre O’Neill, Luís de Sttau Monteiro ou Batista Bastos.
É considerado um dos maiores escritores Portugueses do século XX, tendo publicado 18 obras, algumas das quais adaptadas ao cinema e ao teatro. Tanto o autor como as suas obras foram amplamente premiados, destacando-se por exemplo o Prémio Pessoa ou o Prémio da Crítica do Centro Português da Associação Internacional de Críticos Literários, com a obra De Profundis – Valsa Lenta, obra inspirada nas suas vivências resultantes do acidente vascular encefálico (AVE), que sofreu em 1995. Foi condecorado como Comendador da Ordem da Liberdade e agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito ainda na década de 80. Tem o seu nome gravado em ruas portuguesas de Norte a Sul do País e, em jeito de homenagem da sua terra natal, dá nome à Biblioteca Municipal de Vila de Rei.