Edição nº 1919 - 5 de novembro de 2025

Arrebita Idanha Bio conquista distinção Bio Ouro

O Arrebita Idanha Bio, que se realizou dia 26 de outubro, acaba de conquistar a distinção Bio Ouro, tornando-se o único festival em Portugal a alcançar o nível máximo de certificação biológica. Depois de ter obtido a certificação Bio Bronze, há dois anos, e a Bio Prata, em 2024, o festival alcança agora o patamar mais elevado.
Para a Câmara de Idanha-a-Nova “o reconhecimento premeia o esforço conjunto dos promotores, dos chefs e de toda a comunidade envolvida na organização”, realçando ainda “um exemplo notável de compromisso com a sustentabilidade, a origem e a qualidade dos produtos”.
A certificação Bio Ouro significa que mais de 90 por cento dos ingredientes utilizados pelos chefs são de origem biológica certificada, e, em muitos casos, produzidos na própria região da Beira Baixa.
O presidente da Câmara cessante, Armindo Jacinto, realça que “terminei o mandato com muito orgulho na organização do Arrebita Idanha Bio, que simboliza o caminho que Idanha-a-Nova tem trilhado”, apontando para “um território de futuro, criatividade e sustentabilidade.
Realizado em Penha Garcia, no coração do Geopark Naturtejo, o Arrebita, segundo é adiantado, “voltou a provar que é possível fazer um evento gastronómico de grande escala com consciência ambiental, valorizando os produtores biológicos e locais e reforçando o papel pioneiro de Idanha-a-Nova “.
A isto Armindo Jacinto acrescenta que “a certificação Ouro que o Arrebita Idanha Bio conquistou este ano é um reconhecimento do trabalho que temos vindo a desenvolver na promoção de práticas sustentáveis, no apoio aos produtores biológicos e locais e na valorização da nossa bio-região”.
A distinção foi atribuída pela Certiplanet (PT-BIO04), organismo português acreditado pelo IPAC e reconhecido pela União Europeia para a certificação em modo de produção biológico.
O selo Bio Ouro resulta de um processo rigoroso e independente de verificação, que confirma a autenticidade e o impacto do trabalho desenvolvido pelo festival e pelos seus parceiros.
Recorde-e que o Arrebita Idanha Bio é uma criação da Amuse Bouche, responsável pela curadoria, conceito e direção geral do evento, em coorganização com a Câmara de Idanha-a-Nova, financiado ao abrigo das ARI - Cultura, com o apoio dos investidores Jieting Lin, Qixiang Feng e Shaotong Kou.

05/11/2025
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
24/01 a 28/03
Well-being SceneryGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
29/01
António Alçada BaptistaAcademia Sénior da Covilhã
31/01
Fantasmas e Ansiedades na Era TécnicaFábrica da Criatividade, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video