Castelo Branco integra projeto europeu ICONIC
A Câmara de Castelo Branco integra o projeto europeu ICONIC, que tem como objetivo melhorar os planos de mobilidade sustentável, incluindo os Planos de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), e a sua implementação, consolidando o conceito de intermodalidade e prestando especial atenção à acessibilidade.
Segundo é adiantado, “para que as opções intermodais sejam verdadeiramente sustentáveis, é necessário garantir uma mobilidade sem descontinuidades para todos”, pelo que o ICONIC pretende “introduzir inovações digitais no planeamento dos transportes, que contribuam para aumentar a conectividade dos serviços intermodais, a sua eficiência e usabilidade”.
Com início em maio deste ano e término em abril de 2029, o projeto conta com um orçamento total de 1,6 milhões de euros, financiado pela União Europeia através do Programa Interreg Europa.
O projeto reúne sete parceiros de sete regiões europeias a trabalhar em conjunto, que são o Ministério do Ambiente, Proteção Climática, Mobilidade, Agricultura e Proteção do Consumidor de Saarland, da Alemanha, que é o parceiro principal; a Região de Podkarpackie, da Polónia; a Agência de Desenvolvimento da Eslovénia; a Agência de Desenvolvimento de Sakana, de Espanha; a Agência de Desenvolvimento da Região Económica de Sarajev, da Bósnia e Herzegovina; a Agência de Desenvolvimento Regional do Nordeste da Roménia; e a Câmara de Castelo Branco, de Portugal.
A primeira reunião realizou-se em junho, em Saarbrucken, onde os parceiros se conheceram melhor e alinharam o seu trabalho.
Em Castelo Branco, o projeto ICONIC foi apresentado publicamente dia 18 de setembro, durante as comemorações da Semana Europeia da Mobilidade, e a primeira reunião com as partes interessadas locais realizou-se a 8 de outubro.
Com o ICONIC pretende-se a melhoria das políticas regionais/locais em matéria de mobilidade intermodal; novos instrumentos e estratégias de financiamento a nível regional; maior acessibilidade e facilidade de utilização dos sistemas de transportes públicos; reforço da colaboração inter-regional; iIdentificação de boas práticas em matéria de mobilidade sustentável.
Os objetivos propostos serão alcançados através do aprofundamento e da partilha de conhecimento sobre mobilidade e da sua aplicação prática, definindo padrões e critérios para uma mobilidade intermodal inclusiva e verdadeiramente sustentável.