InovCluster impulsiona encontros no AGRIBUSINESS 2025
O AGRIBUSINESS, promovido pela InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro em parceria com o Núcleo Empresarial da Região de Santarém (NERSANT), teve a sexta-edição, no passado mês de novembro, em Santarém, reunindo 60 empresas agroalimentares e 30 importadores internacionais provenientes de 19 mercados relevantes, entre os quais Arábia Saudita, Alemanha, Angola, Bélgica, Bósnia e Herzegovina, Bulgária, Brasil, Espanha, Estónia, França, Hungria, Japão, Marrocos, País Baixos, Noruega, Reino Unido, Republica Checa e Suíça.
O evento exclusivamente dedicado à internacionalização do setor agroalimentar português, reafirma o potencial e a vitalidade deste setor estratégico para a economia nacional. O AGRIBUSINESS 2025, está integrado no Projeto Conjunto de Internacionalização 2023-2025 n.º 3754, desenvolvido pela InovCluster e cofinanciado pela União Europeia, através do FEDER e do programa Portugal 2030.
Durante três dias, o certame promoveu uma dinâmica de reuniões Business to Business (B2B) num contexto de matchmaking empresarial, que permitiu o agendamento prévio de encontros entre as empresas portuguesas e importadores, tendo resultado em mais de 600 reuniões entre empresas e importadores. O último dia foi reservado para a visita presenciais dos importadores a algumas das empresas agroalimentares presentes no evento. Abriu-se assim caminho à expansão das exportações e à criação de novas oportunidades de negócio e parcerias além-fronteiras.
A mostra de produtos agroalimentares destacou a diversidade e qualidade das fileiras nacionais, como os cárneos, lacticínios, vinhos, conservas vegetais, conservas de pescado, frutas, hortícolas, molhos e condimentos, azeite, pescado e marisco, cereais, bebidas espirituosas, doces conventuais entre outros produtos.
Desde a sua primeira edição, em 2014, o AGRIBUSINESS tem contribuído para posicionar Portugal no panorama agroalimentar internacional, promovendo o networking, a cooperação empresarial e o crescimento sustentável do setor.
Segundo a presidente da Direção da InovCluster, “o balanço global do AGRIBUSINESS revela-se altamente positivo, constituindo um motivo de orgulho e, ao mesmo tempo, um reforço do compromisso da nossa missão, que é promover a internacionalização, criar novas oportunidades de negócio e valorizar a excelência da produção agroalimentar portuguesa. A presença, em Santarém, foi a demonstração concreta da vitalidade e da projeção internacional de um setor em constante afirmação. Ainda que numa estimativa preliminar prevê-se que o impacto económico, do AGRIBUSINESS, seja entre os 300 mil e os 500 mil euros, valor que reforça a relevância e o alcance da iniciativa. Este resultado confirma que a InovCluster segue uma trajetória sólida e coerente, alicerçada na cooperação que mobiliza esforços e parcerias estratégicas para fortalecer a competitividade das empresas e consolidar o posicionamento internacional do setor agroalimentar nacional”.