António Tavares
Editorial
O Menino Jesus já está a bater à porta. Esta quinta-feira, 25 de dezembro, chega o Natal de 2025. Uma data importante para os cristãos, que tem um dos seus principais momentos esta quarta-feira, 24 de dezembro, com a noite de Consoada.
O tradicional jantar de Natal, com a família à volta da mesa, para degustar o bacalhau cozido, com batatas e couves, o peru assado e, claro está, as filhós, é o momento alto. Uma ocasião para aproveitar em família e, por vezes, também com amigos, num convívio com espírito natalício, embora seja igualmente uma ocasião de melancolia, recordando os que já não podem estar presentes.
Já de barriga cheia, segue-se o tradicional passeio pelos Madeiros tradicionais da Beira Baixa, sendo este é mais um momento de convívio, com os amigos que se vão encontrando, muitas vezes só nesta altura do ano, quando regressam à terra de origem.
Depois, há a Missa do Galo e a corrida para casa, principalmente dos mais novos, ansiosos por descobrir o que o Pai Natal lhes colocou no sapatinho.
E é isto o Natal. Uma época de festa e de não tentar pensar em preocupações, como que numa preparação para a passagem de ano, sempre com o desejo que o próximo ano seja melhor que este.
Um Bom Natal repleto de alegria e, se possível, cheio de prendinhas.