Grupos cantam as Janeiras na Câmara
A Câmara de Castelo Branco recebeu, na semana passada, vários grupos que ali se deslocaram para manter a tradição popular de Cantar as Janeiras.
Cerca de 200 crianças da Escola Básica de Nossa Senhora da Piedade, acompanhados pelas professoras e monitores, encheram o Salão Nobre dia 14 de janeiro, para cantar alguns temas alusivos à época.
No dia 15 de janeiro, durante a manhã, foram as crianças da Obra de Santa Zita que afinaram bem as vozes e entoaram os tradicionais cânticos, aproveitando o momento para desejar um bom ano.
Já ao final da tarde, foi a vez do Orfeão de Castelo Branco protagonizar um momento de animação, tradição e partilha, com as suas vozes e os seus instrumentos a fazerem-se ouvir no Salão Nobre, com muita música e votos de um ótimo ano.
Por fim, na passada sexta-feira, 16 de janeiro, os alunos da Universidade Sénior Albicastrense (USALBI) foram Cantar as Janeiras.
O presidente da Câmara, Leopoldo Rodrigues, a vice-presidente, Sónia Mexia, e a Vereadora, Christelle Domingos, agradeceram as visitas e felicitaram os grupos pelos bonitos “concertos”, que reforçam os laços intergeracionais e a participação ativa e contribuem para a valorização da cultura e das tradições locais.
Como forma de agradecimento e retribuindo os votos de um feliz 2026, o executivo ofereceu algumas lembranças e mimos, nomeadamente, produtos regionais e doces.