Kristin desaloja 11 pessoas em Proença-a-Nova
A Câmara de Proença-a-Nova afirma que a depressão Kristin, na madrugada da passada quarta-feira, 28 de janeiro, “provocou danos significativos em todo o território concelhio, com mais de mil ocorrências já registadas, afetando habitações, pavilhões, oficinas, escolas, barracões, estradas e diversos espaços públicos e privados”.
Segundo o presidente da Câmara, João Lobo, “esta depressão devastou grande parte do Concelho, com danos avultadíssimos, sobretudo ao nível das habitações, sendo muitas centenas com danos sérios”.
João Lobo realça que “estamos a avaliar esta situação desde o primeiro dia e esse é o nosso foco principal: as habitações”, apelando ainda a que “todos aqueles que sofreram danos possam ter forma dos mensurar, através de orçamentos ou faturas”.
Paralelamente, a Câmara está a estruturar, em articulação com o Governo, uma linha de apoio destinada a ressarcir os prejuízos sofridos por particulares, empresas e pelo próprio Município, com o autarca a sublinhar que “os prejuízos são vastos e atingem pessoas, empresas e a própria autarquia”.
No plano social, registaram-se alguns feridos ligeiros e 11 pessoas ficaram desalojadas, estando a situação a ser acompanhada pelos serviços municipais e pela Proteção Civil.
João Lobo reconhece que “este é um momento muito difícil”, garantindo, no entanto, que “a Câmara está disponível para ajudar”.