Futuro dos solos agrícolas em debate na Idanha-a-Nova
O Fórum Cultural de Idanha-a-Nova acolheu a segunda Oficina de cocriação do Living Lab Iberian Living Soils (IBERSOILL), integrado no projeto europeu LILAS4SOILS, que decorreu nos dias 29 e 30 de janeiro.
Presente na sessão, em representação da Câmara de Idanha-a-Nova, o vice-presidente da Câmara, Vítor Mascarenhas, sublinhou a importância estratégica do evento para o Concelho, ao afirma que “é com muito gosto que estou aqui nesta iniciativa inovadora e também inspiradora no âmbito da agricultura sustentável”.
Vítor Mascarenhas realçou que “somos um povo com muita História e tradição, que sempre trabalhou o solo. Valorizamos iniciativas que permitem preservar os nossos recursos e estudar como podem ser melhorados e potenciados”.
Reforçou também que a agricultura é a base do desenvolvimento da Região e que o município pretende estar ao lado de quem trabalha a terra, adiantando que “sendo Idanha-a-Nova um território do Interior, com uma forte ligação à terra, conhecemos os desafios que se impõem nesta área, nos dias de hoje”.
O vice-presidente da Câmara afirmou ainda que Idanha-a-Nova quer ser “um município que está ao lado dos agricultores, dos produtores locais e dos trabalhadores da terra”, expressando o desejo de que o encontro do projeto LILAS4SOILS resulte em “mais-valias para todos os intervenientes” através da partilha de boas práticas.
Refira-se que o projeto Lila4Soils envolve laboratórios colaborativos e outras entidades de Portugal, Bélgica, Espanha, França, Israel, Grécia, Itália e Alemanha.