Idanha atribui Voto de Louvor ao Jornal Raiano
A Câmara de Idanha-a-Nova aprovou, dia 23 de janeiro, um Voto de Louvor, na pessoa do seu diretor, padre Adelino Américo Lourenço, ao Jornal Raiano, com a presidente da autarquia, Elza Gonçalves, a afirmar que “é uma forma de reconhecimento e agradecimento a esta instituição”.
Com uma presença contínua de mais de 50 anos em Idanha-a-Nova, o padre Adelino Américo Lourenço é descrito no documento de louvor como alguém que ultrapassa a função de pároco, sendo reconhecido como “um amigo ou mesmo família” pelos Idanhenses. “A humanidade a que nos habituou traduz-se em tantos gestos, manifesta-se sob tantas formas, impactou positivamente tantas vidas, que se torna difícil medi-la em palavras. Nunca conseguiremos agradecer o suficiente tudo aquilo que reconhecemos que tem feito por todos ao longo da sua vida entre nós”, destacou Elza Gonçalves.
Referindo a intervenção do padre Adelino Américo Lourenço, Elza Gonçalves classificou-a como “determinante tanto no apoio espiritual e social quotidiano, como na preservação das tradições que conferem ao território a sua identidade única”.
O momento alto deste louvor municipal prende-se com a recente doação do acervo digital do Jornal Raiano à Câmara de Idanha-a-Nova. Este periódico, com mais de cinco décadas de atividade, constitui um “retrato fiel da vida da comunidade, ultrapassando as fronteiras geográficas do Concelho”, reforçou a presidente da Câmara. “A doação deste acervo representa um contributo inestimável para o conhecimento da vida de uma comunidade”, referiu Elza Gonçalves”, acrescentando que “com este gesto de generosidade, o Município assume agora a responsabilidade de valorizar e garantir o acesso público a este património documental, enriquecendo os arquivos municipais e o futuro da investigação histórica sobre a região”.
Durante a sessão, foi reiterado o compromisso da autarquia em dar o devido valor e retorno social a esta doação, assegurando que a memória coletiva registada nas páginas do Jornal Raiano continuará viva.
Elza Gonçalves encerrou o Voto de Louvor com um “bem-haja”, reconhecendo no padre Adelino Américo Lourenço “um exemplo de dedicação incontornável ao bem comum e à cultura raiana”.
O padre Adelino Américo Lourenço explicou que o Jornal Raiano “apareceu para unir e para ligar. É uma publicação que bate à porta de todos os Idanhenses, os que estão cá e os que estão fora, para dar as notícias da terra” e expressou uma “imensa alegria por ver tantas caras conhecidas no mesmo espaço. Um bem-haja a todos”.