Teatro do Interior apresenta na Sertã peças com formandos da região
A Associação Cultural e Artística – Teatro do Interior dinamizou, ao longo dos últimos três meses, formações de teatro gratuitas na região do Pinhal Interior. O culminar dessas formações sobe agora ao palco em dose dupla na Sertã, com as peças Escuta Interior e Festa da Neve. As peças, uma criação coletiva dos formandos, serão apresentadas no próximo sábado e domingo, 7 e 8 de fevereiro, na Casa da Cultura da Sertã e no Cineteatro Tasso, respetivamente. As entradas, em ambas as sessões, são gratuitas mediante apresentação de bilhetes previamente levantados na Casa da Cultura.
Escuta Interior é a primeira peça a ser levada à cena, na Casa da Cultura da Sertã, no próximo sábado, 7 de fevereiro, às 21 horas. Esta peça provoca uma reflexão sobre os paradoxos da modernidade, deixando a questão “O que resta de nós quando desligamos o piloto automático?”. Um exercício cénico que percorre as feridas e as esperanças de um território que oscila entre o burnout da cidade e a sabedoria do Interior, entre o bip repetitivo das caixas de supermercado e o silêncio da floresta, numa autêntica viagem entre o barulho das máquinas e a necessidade vital de reconexão com a natureza. Com coordenação artística de Joana Lucas, esta peça será interpretada pelos formandos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos.
No próximo domingo, 8 de fevereiro, o Cineteatro Tasso recebe, às 16 horas, a peça Festa da Neve. Aqui, a aproximação de uma tradicional festa de aldeia vê-se envolta em sonhos, medos e conflitos entre gerações. Enquanto um anfitrião autoritário procura transformar a festa num espetáculo grandioso, jovens questionam a sua permanência na aldeia e os mais velhos agarram-se às memórias de uma terra em mudança. Entre humor e emoção, a aldeia confronta-se com o que realmente importa, que é a identidade, a comunidade e a coragem de recomeçar. Sob a coordenação artística de Joana Antunes, Festa da Neve será interpretado pelos formados do curso de Pedrógão Grande e Sertã.
Ambas as peças se classificam como um drama/comédia para maiores de seis anos. Criadas coletivamente, dentro de cada grupo de formandos de Castanheira de Pera e Figueiró dos Vinhos, Sertã e Pedrógão Grande, contam com a direção geral de Manuel Wiborg e produção do Teatro do Interior.
O projeto é financiado pela Direção Geral das Artes/Ministério da Cultura e pelos quatro municípios integrantes. Conta ainda com o apoio logístico do Sport Castanheira de Pera e Benfica e Escola Tecnológica e Profissional da Zona do Pinhal.
A apresentação na Sertã marca a estreia destas duas peças, que seguirão em cena pelos restantes municípios que integram esta iniciativa. Assim, Escuta Interior e Festa da Neve serão apresentadas a 21 e 22 de fevereiro, no Auditório Municipal de Castanheira de Pera; 28 de fevereiro e 1 de março, na Casa da Cultura de Pedrógão Grande; e a 7 e 8 de março, na Casa da Cultura de Figueiró dos Vinhos.
Recorde-se ainda que, no âmbito desta formação de teatro, após todas as apresentações, serão selecionados 10 participantes para integrar um espetáculo profissional remunerado. A partir de testemunhos reais recolhidos na região, o tema desta peça versará as alterações climáticas, num texto original do escritor e dramaturgo Tiago Ribeiro Patrício e encenação de Manuel Wiborg, ator, encenador e diretor artístico do Teatro do Interior e deste projeto formativo.