António Tavares
Editorial
Com a vitória de António José Seguro nas eleições Presidenciais do passado domingo, 8 de fevereiro, o Distrito de Castelo Branco volta a ter um Beirão, neste caso natural de Penamacor, no cargo mais alto da República Portuguesa, ou seja, o Presidente da República, que representa a República Portuguesa, garante a independência nacional e a unidade do Estado, e atua como Comandante Supremo das Forças Armadas.
Tal acontece passados 40 anos de Ramalho Eanes ter terminado a sua passagem pelo Palácio Nacional de Belém, após dois mandatos. Ramalho Eanes que foi o 16.º Presidente da República e o primeiro eleito democraticamente após o 25 de Abril de 1974, foi eleito, pela primeira vez, a 27 de junho de 1976, tomando posse a 14 de julho. A sua reeleição aconteceu a 7 de dezembro de 1980, tomando posse a 14 de janeiro de 1981, desempenhado o cargo até 9 de março de 1986.
Agora, António José Seguro, que sucede a Marcelo Rebelo de Sousa, será empossado no próximo dia 9 de março, na cerimónia a realizar na Assembleia da República, que para isso reúne em sessão extraordinária.
A partir desse dia António José Seguro inicia o mandato de cinco anos, que se prolonga até 2031. Depois o futuro revelará se se recandidata ou não, sendo de realçar que, até agora, todos os Presidentes da República eleitos após o 25 de Abril o fizeram.