António Tavares
Editorial
O próximo fim de semana e os primeiros dias da semana que aí vem serão de festa em Castelo Branco e em Idanha-a-Nova, com as tradicionais romarias da Nossa Senhora de Mércoles e da Nossa Senhora do Almortão.
Aquelas que são consideradas as maiores romarias do Distrito de Castelo Branco atraem, todos os anos, milhares de pessoas que não perdem a oportunidade de viver estas iniciativas tradicionais, que se dividem entre o religioso e o profano.
Afinal, as romarias são isso mesmo, a convivência destas duas vertentes.
Por um lado, e na origem de tudo, está a religião e a devoção. Mas, depois, o programa só fica completo, com o profano, que incluiu as tasquinhas, as bancas de venda dos mais variados artigos e, claro está, os carrocéis para os mais novos e não só.
Tudo isto faz com que as romarias, na sua essência sejam um ponto de convívio entre famílias e amigos, onde não falta a diversão.
Agora só resta esperar que São Pedro também queira colaborar e não faça, como acontece muitos anos, que a chuva e as trovoadas também marquem presença, tanto mais que este mês de abril tem sido um verdadeiro carrocel no que respeita ao tempo, pois, tanto está um calor abrasador, como as temperaturas descem a pique, a obrigar a recorrer aos agasalhos.
Seja como for, não perca a oportunidade de manter a tradição, ir à romaria e aproveitar para se libertar, pelo menos um pouco, da agitação do dia a dia.