Idanha-a-Velha celebra património com festa e apresentação de projeto inovador
A Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha, no Concelho de Idanha-a-Nova, acolhe, no próximo sábado, 23 de maio, a iniciativa Festa na Aldeia, que assinala a conclusão do projeto iDanha – novos links, novas leituras históricas criativas, desenvolvido no âmbito do Programa Promove.
Ao longo do dia, será apresentado ao público o resultado deste projeto dedicado à valorização do património local, com destaque para o lançamento de uma app e a exibição de um documentário sobre a história e singularidade de Idanha-a-Velha, classificada como Monumento Nacional.
O programa integra diversos momentos abertos à comunidade e visitantes, incluindo a cerimónia de apresentação da app iDanha; degustações de gastronomia local; oficinas temáticas de borrachões e azeite; a exibição do documentário iDanha – Aldeia Histórica, Cidade Antiga; a peça de teatro de rua Ecos do Tempo, apresentada pela Ajidanha; e um jantar temático inspirado na época romana.
A iniciativa pretende promover o património cultural e imaterial da aldeia, envolvendo a comunidade local e incentivando novas formas de interpretação histórica através de ferramentas digitais e dinâmicas criativas.
O projeto é apoiado pelo Programa Promove da Fundação la Caixa, em colaboração com o BPI e com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e tem a parceria da Câmara de Idanha-a-Nova, entre outras entidades.
De realçar que a participação em algumas atividades exige inscrição prévia, que deve ser feita através do endereço eletrónico [email protected].