Misericórdia inicia comemorações do V centenário
Bartolomeu da Costa recebe monumento

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco prepara-se para dar início às comemorações do V centenário da instituição já na próxima sexta-feira, com a inauguração de um monumento ao venerável Bartolomeu da Costa, fundador da misericórdia albicastrense, no Largo Dr. Jaime Lopes Dias.
O programa das comemorações dos 500 anos da instituição, irá estender-se até junho de 2014. Para apresentar o conjunto de iniciativas previstas, os responsáveis da Misericórdia realizaram uma conferência de Imprensa sexta-feira, no salão nobre do edifício sede, onde estiveram presentes o provedor, Cardoso Martins, o presidente da Assembleia Geral, Pires Nunes, e o coordenador para as comemorações, Artur Martins.
Cardoso Martins começou por agradecer a todos aqueles que “tornaram possível que a instituição tenha percorrido um tão longo caminho”, sem esquecer os atuais funcionários, a quem dirigiu também uma palavra de apreço e reconhecimento, e recordou que a celebração de 500 anos de vida de uma instituição, constitui um “marco importante” que só alguns conseguem alcançar.
Por outro lado, o provedor da Misericórdia de Castelo Branco sublinhou a importância da instituição, não só para o concelho albicastrense, mas para toda a região, onde atualmente é um dos maiores empregadores, além do vasto leque de valências que oferece e que vão desde a educação e saúde até à emergência social.
Cardoso Martins realçou ainda o momento difícil que se vive no País ao qual a instituição não é alheia, sofrendo também as consequências da crise, situação agravada ainda pelos enormes encargos financeiros a que está sujeita mensalmente, sobretudo, com a Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) que se encontra concluída desde dezembro do ano passado, sem que haja autorização por parte do Governo para entrar em funcionamento.
Aliás, o provedor disse mesmo que a melhor prenda que a instituição poderia receber na celebração dos seus 500 anos, era precisamente a autorização governamental para abrir as portas da UCCI.
Mas, apesar de todas as dificuldades, Cardoso Martins refere que a Misericórdia irá continuar a trabalhar com a mesma determinação de sempre, para garantir a todos aqueles que se socorrem da instituição, os melhores serviços.
O orgulho merecido
O coordenador das comemorações recordou que a Misericórdia de Castelo Branco é uma instituição social “cuja história emerge da noite dos séculos e a sua ação já perdura ao longo de 500 anos”.
Artur Martins realçou ainda a missão e a visão do seu fundador, Bartolomeu da Costa, no “apoio aos que mais necessitam”, um lema que tem sido sempre seguido, apesar de algumas limitações.
Neste sentido, “e com o orgulho que a instituição merece”, Artur Martins apresentou o programa comemorativo que terá três pontos altos. O primeiro, já na próxima sexta-feira, com a inauguração de um monumento ao seu fundador, Bartolomeu da Costa. Outro ponto alto, decorre em outubro, com a realização de uma exposição sobre o Cortejo de Oferendas de 1947 e 1950, que estará patente ao público na Biblioteca Municipal, entre os dias 25 de outubro e 7 de novembro.
Pires Nunes, explicou a importância deste evento que irá mostrar aos albicastrenses um pouco daquilo que se passou numa altura de crise e de carência (tal como atualmente) e quando a Misericórdia estava praticamente confinada ao hospital. Realizaram-se então estes dois cortejos onde a instituição conseguiu angariar dinheiro e bens suficientes para as suas necessidades. No primeiro, realizado em 1947, estiveram presentes cerca de 50 mil pessoas, um sucesso que se voltou a repetir três. anos depois.
Em novembro, a instituição irá promover uma conferência subordinada ao tema A Criança e em dezembro haverá a festa de Natal, entre 16 e 21, e um cocnerto de Natal, previsto para o dia 19, na Sé Catedral de Castelo Branco.
No primeiro mês de 2014, a Misericórdia realiza o primeiro Encontro de Saúde, subordinado ao tema Gerontologia, no dia 31. Antes disso, haverá o Concerto dos Reis.
O outro ponto alto, está previsto para 16 de fevereiro, o dia de aniversário da instituição, onde haverá a celebração de uma missa solene na Sé de Castelo Branco, que será transmitida pela TVI, e a inauguração da exposição 5 séculos da Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco. Março será o mês dedicado à conferência sobre as Obras de Misericórdia e em abril, decorre um concurso escolar sobre estas obras. Em maio, o mês do coração, haverá um programa de envelhecimento ativo e o Festival de Sopa Solidária.
Finalmente, as comemorações terminam em junho, sendo que nesse mês a instituição assinala a semana da criança, realiza o Fado Solidário e encerra o ciclo comemorativo com um espetáculo musical no Cine-Teatro Avenida.
Carlos Castela