NO LADOEIRO
A tradição da recolha do Madeiro mantém-se
No Ladoeiro, Concelho de Idanha-a-Nova, a tradição do Madeiro de Natal ainda se mantém. Assim, domingo, os homens da Freguesia recolheram, transportaram e descarregaram os madeiros de Natal que, como manda a tradição, serão ateados na noite de Consoada.
As origens desta tradição centenária perdem-se no tempo e já vão longe os tempos em que o arranque dos madeiros era da responsabilidade dos rapazes mancebos que iam às sortes, ou seja, que iam à inspeção militar. Com o fim do serviço militar obrigatório, a tarefa passou a caber aos oito festeiros do Espírito Santo.
Esta é uma das particularidades da tradição do Madeiro no Ladoeiro, explica João Vinagre Lopes, de 71 anos, um dos festeiros deste ano: “Quando os jovens deixaram de ir à inspeção militar, decidiu-se que evento passaria a ser organizado pelos festeiros escolhidos para a Festa do Espírito Santo. É uma festa que começa na Páscoa e se prolonga por mais sete domingos”.
Ao contrário do que é hábito noutras freguesias do Concelho de Idanha-a-Nova, onde os madeiros são descarregados no dia 8 de dezembro, no Ladoeiro acontece, regra geral, no domingo que antecede o Natal. No entanto, este ano a tradição foi antecipada, devido à proximidade entre o fim de semana e véspera de Natal.
A recolha dos madeiros começou bem cedo, no meio de um sobreiral nos arredores de Ladoeiro, onde oito reboques, um por cada festeiro, foram carregados com madeiros. Um trabalho bem mais fácil atualmente, com a maquinaria existente, porque, antigamente, a única ajuda era das juntas de bois, a que era preciso juntar a força dos braços, para arrancar e carregar os madeiros.
Independentemente disso, o que mantém é o convívio, uma vez que depois de carregados os madeiros, se realiza um almoço próximo do local, para retemperar forças. Ao início da tarde, soam os foguetes e os tratores seguem em cortejo até à aldeia, onde são recebidos pela população e pelo Grupo de Bombos Raia dos Sonhos. É com grande entusiasmo, ao som de cânticos de Natal e muita animação, num trajeto bem regado a vinho, que os tratores circulam pela povoação. Os madeiros são descarregados em três locais: frente à Igreja Matriz, no largo da avenida da Fonte Grande e no adro da Capela do Espírito Santo, para serem ateados na noite de Consoada, ou seja, na véspera de Natal.
Refira-se que esta tradição do Madeiro conta com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia do Ladoeiro, com a vice-presidente da Câmara, Idalina Costa, a firmar que “o executivo tem a preocupação constante de contribuir para a preservação das tradições do Concelho”, porque as tradições “atraem pessoas de fora que querem conhecer costumes genuínos”.