João Belém
INTEGRAÇÃO versus INCLUSÃO

“ A educação exige os maiores cuidados,
porque influi sobre toda a vida “
Séneca, filósofo e escritor
A inclusão é um movimento mais amplo e de natureza diferente da integração de alunos com deficiência ou de outros alunos com necessidades educativas especiais.
Na integração, o foco de atenção é transformar a educação especial para apoiar a integração de alunos com deficiência.
Na inclusão, porém, o centro da atenção é transformar a educação para eliminar as barreiras que limitam a aprendizagem e participação dos alunos.
Mas qual o significado da inclusão na educação?
A inclusão é uma questão de direitos.
A educação inclusiva aspira fazer efetivos o direito à educação, a igualdade de oportunidades e de participação. O direito de todas as crianças à educação encontra-se consagrado na Declaração dos Direitos Humanos e reiterado nas políticas educacionais dos países; porém, ainda existem milhões de crianças e adultos que não têm acesso à educação ou recebem uma de menor qualidade.
O direito à educação não significa somente acesso a ela, como também, que ela seja de qualidade. O direito à educação é também o direito a aprender e a desenvolver-se plenamente como pessoa. Para que isso seja possível é fundamental assegurar a igualdade de oportunidades, proporcionando a cada um o que necessita, em função das suas características e necessidades individuais.
Finalmente, o direito à própria identidade significa assegurar a individualidade de cada sujeito na sociedade, respeitando cada pessoa pelo que é, e reconhecendo sua a liberdade e autonomia. A escola não é somente um espaço fundamental para a transmissão da cultura e socialização, como também para a construção da identidade pessoal.
A inclusão na educação é um meio para garantir uma maior equidade
Um maior nível de equidade implica avançar para a criação de escolas que acolham todas as crianças e deem respostas às suas necessidades específicas. O desenvolvimento de escolas inclusivas é um meio fundamental para avançar para sociedades mais justas, integradas e democráticas.
Nunca é demais salientar o princípio fundamental do Marco de Ação da Conferência Mundial sobre Necessidades Especiais (Salamanca, 1994) “ todas as escolas devem acolher todas as crianças, independentemente das suas condições pessoais, culturais ou sociais; crianças deficientes e/ou superdotados, crianças de rua, minorias étnicas, linguísticas ou culturais, de zonas desfavorecidas ou margi-nalizadas.As escolas inclusivas representam um marco favorável para garantir a igualdade de oportunidades e a completa participação, contribuem para uma educação mais personalizada, fomentam a solidariedade entre todos os alunos e melhoram a relação custo-benefício de todo o sistema educacional”.
Para finalizar deve referir-se que a educação inclusiva considera a diversidade como uma oportunidade para enriquecer os processos de aprendizagem, contribuindo assim para o melhoramento da qualidade da educação.