31 Julho 2013

14 alunos universitários
Geopark Naturtejo acolhe alunos da Califórnia

O Geopark Naturtejo acolheu um grupo de 14 alunos universitários da Califórnia, Estados Unidos da América, que estão a frequentar o curso de verão Língua, Literatura e Cultura Portuguesa.
O curso é organizado pela universidade da Califórnia – Berkeley e pela Universidade do Estado da Califórnia em San José, sendo esta última a responsável pela sua administração.
De referir, também que o curso teve início a 20 de junho, em Ponta Delgada, nos Açores, e terminará a 14 de agosto, em Lisboa, sendo que a sua organização é da responsabilidade de Deolinda Adão, diretora do Programa de Português da Universidade do Estado da Califórnia em San José e diretora executiva do Programa de Estudos Portugueses da Universidade de Berkeley (Califórnia).
A iniciativa conta com a parceria de instituições Ensino Superior portuguesas, entre as quais se conta a Universidade dos Açores, a Universidade Lusófona do Porto e Universidade Lusófona de Lisboa, bem como o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), através da Escola Superior de Gestão (ESG) de Idanha-a-Nova.
Por outro lado é de referir que o Serviço Educativo do Geopark Naturtejo, com o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova, preparou um programa educativo, que decorreu entre 2 e 7 deste mês.
No âmbito desse programa os alunos participaram em aulas de Língua e Literatura Portuguesa, ministradas pela professora Deolinda, na ESG, e em aulas de campo lecionadas por Manuela Catana, em alguns geomonumentos do Geopark Naturtejo. Decorreram também visitas guiadas por técnicos da Câmara de Idanha-a-Nova, em Idanha-a-Velha e Proença-a-Velha.
O grupo ficou instalado na Pousada da Juventude de Idanha-a-Nova, com os alunos a terem a oportunidade de conhecer a Rota dos Fósseis, assim como de visitar o Núcleo Museológico dos Lagares de Azeite de Proença-a-Velha. Além disso também de deslocaram a Espanha, para ver a ponte romana de Alcântara e no regresso, em Segura ficaram a conhecer o processo de produção de sabonetes biológicos, na Quinta do Valado.
Tiveram ainda, oportunidade de visitar o balneário das Termas de Monfortinho e em Idanha-a-Nova puderam assistir e participar num ensaio das Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, bem como num ensaio da Banda Filarmónica Idanhense. Percorreram a Rota dos Barrocais, para conhecerem a Aldeia Histórica e o Monte-Ilha de Monsanto e partiram à descoberta da Aldeia Histórica de Idanha-a-Velha. Passearam de barco no vale do Tejo para visitar o Monumento Natural das Portas de Ródão e no jardim da Casa das Artes e Cultura do Tejo puderam ver dois troncos fósseis. Por fim, antes de partirem rumo ao Norte do País, visitaram a Aldeia do Xisto da Foz do Cobrão.

31/07/2013
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video