4 dezembro 2013

CAMPEONATO NACIONAL SQUASH ABSOLUTO 2013
Cláudio Pinto e Catarina Nunes são os Campeões Nacionais!

Terminou nos excelentes courts de Squash do Hotel Tryp em Castelo Branco a edição 2013 do Nacional Absoluto. Casa muito bem composta com a presença do presidente da Câmara Muni- cipal, Luís Correia, e de José Lagiosa em representação da Junta de Freguesia albicastrense.
A primeira final foi a feminina. Já no segundo dia de competição, as candidatas mais fortes, Catarina Nunes (Porto) e Alexandra Santos (Anadia), voltaram a ganhar depois de um dia sem surpresas. Já na final, Catarina venceu por 3-0 e somente no primeiro set a Alexandra equilibrou verdadeiramente. A partir daí foi uma partida com um único sentido a deixar claro que este ano a Catarina não teve opositora. ( ver resultados em: http://www.squaty.com/tournament/56/draw/128/view )
Catarina Nunes sagrou-se assim Campeã Nacional 2013 e aos 15 anos obteve garantidamente também o titulo da mais jovem atleta feminina de sempre a obter tal proeza.
Qaunto ao quadro masculino, tendo o Circuito Nacional apurado os 16 melhores atletas nacionais, entre eles o albicastrense e persistente Tiago Marques, tinha como principais favoritos os portuenses Cláudio Pinto (Campeão Nacional 2012) e Rui Soares (Campeão Nacional 2010 e 2011). Depois de umas meias-finais sem grandes surpresas onde, a maior das surpresas foi mesmo o alcance desta etapa por parte do lisboeta Alfredo Felicidade. Ainda assim, este não teria quaisquer hipóteses contra Soares que venceu com tranquilidade por 3-0. O mesmo resultado aconteceu na outra meia-final onde opôs Pinto contra o lisboeta Pedro Dâmaso.
No último dia de competição, disputou-se a grande final onde uma vez mais opôs os grandes dominadores do squash nacional dos últimos tres anos, Cláudio Pinto e Rui Soares. Para presenciar esta final, o espaço/bancada dos courts estavam estava esgotado, com a presença maciça de público proveniente de todo o país. O primeiro set com Soares a cometer demasiados erros não forçados e Pinto a variar bastante, assegurando uns claros 11/4. Depois a mais do que natural reação de Rui. Longe de deixar Cláudio pensar que não estava ali para discutir a partida, equilibrou o jogo e ganhou a merecida vantagem vencendo por 8/11. O detentor do título nacional não acusaria a pressão e atacou mais e com mais sentido e assim conquistou o terceiro e quarto sets com 11/7 e 11/8.
Revalidou assim Cláudio Pinto o Título de Campeão Nacional e naturalmente que junta ao seu já longo palmarés mais esta saborosa vitória! (ver resultados em: http://www.squaty.com/tournament/56/draw/127/view )
Tiago Marques, o único albicastrense qualificado para o Nacional Absoluto, viria a realizar quatro partidas de grande nível contra o já Campeão Nacional, Cláudio Pinto (0/3), Zélio Neto (0/3), Paulo Pinto (3/2) e Miguel Mascarenhas (2/3). Acabaria num honroso 14.º lugar nacional.
Terminou assim o Nacional Absoluto. Na cerimónia de encerramento e entrega de prémios, todos os órgãos representantes, Luís Correia, Bruno Dias, presidente da FNS e o director da prova, Tiago Marques enalteceram o empenho e dedicação dos atletas com o ponto máximo nesta fantástica final e felicitaram vencedores e vencidos pelo fantástico facto de serem ainda muito jovens. O Município e a Federação agradeceram mutuamente o facto do Nacional se realizar ali e tão bem há tantos anos e ficou claro que o desejo é continuar.
Finalmente, é com sentimento de grande esforço, dedicação e persistência que a organização local termina assim a realização, pelo 14.º consecutivo, de mais uma prova nacional (desde a inclusão do CNAbsoluto que apenas uma prova não se realizou em CB).

04/12/2013
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video