Comportamento exemplar
Idoso evita tentativa de burla em Castelo Branco
A PSP de Castelo Branco teve conhecimento de uma tentativa de burla no dia 28 de agosto pelas 12 horas, na Rua Amato Lusitano, em Castelo Branco.
Esta tentativa de burla foi perpetrada por um indivíduo do sexo masculino com cerca de 25/26 anos, que se fazia transportar num veículo ligeiro de passageiros e que abordou um homem de 84 anos, que seguia na rua acima mencionada junto à Segurança Social. Perguntando ao idoso se não o conhecia e dizendo de seguida que o mesmo era o filho de um tal Cardoso, ao que a vítima entendeu que se trataria de um colega seu de nome Cardoso que conhece desde o serviço militar. Em ato contínuo o suspeito referiu que iria abrir uma loja em Castelo Branco junto à Caixa Geral de Depósitos na segunda-feira seguinte, convidando o lesado para a abertura da mesma e ofereceu-lhe um brinde (caixa com jogo de roupa de cama ou de toalhas de banho, artigos esses que iria vender na referida loja).
Ainda no seguimento da conversa sobre o negócio, o suspeito referiu-se sobre os altos preços da publicidade à referida loja, pedindo ao lesado metade do valor da mesma (cerca de 300 euros). Mas como o lesado o informou que não dispunha dessa quantia em numerário, o indivíduo em questão pediu-lhe o cartão de crédito, o qual também lhe foi negado. Face a isto, o referido indivíduo recolheu os brindes que lhe tinha entregue e seguiu o seu destino.
O lesado, convencido de que efetivamente se tratava do filho do seu amigo, ainda durante a conversa forneceu ao suspeito o seu número de telemóvel e também o da sua esposa. Momentos mais tarde e refletindo sobre o que se tinha passado concluiu que estava a ser vítima de uma burla, contactando de imediato a PSP para relatar a ocorrência.
Polícia valoriza programa
Idosos em Segurança
Ainda relativamente a este e outros tipos de criminalidade sobre pessoas idosas, a Polícia de Segurança Pública (PSP) através do Policiamento Integrado de Proximidade, tem um programa denominado Apoio 65 – Idosos em Segurança, cujo principal objetivo é criar as condições de segurança a que os idosos têm direito na sua casa, na rua, no jardim, ou onde quer que se encontrem.
O Apoio 65 – Idosos em Segurança, é uma iniciativa do Ministério da Administração Interna (MAI), que tem como objetivo garantir as condições de segurança e a tranquilidade das pessoas idosas; promover o conhecimento do trabalho da GNR e da PSP junto desta população; ajudar a prevenir e a evitar situações de risco.
Objetivos que são alcançados através do reforço de policiamento dos locais públicos mais frequentados por idosos; criação de uma rede de contactos diretos e imediatos entre os idosos a GNR e a PSP, em caso de necessidade; instalação de telefones nas residências das pessoas que vivem mais isoladas e têm menores defesas; colaboração com outras entidades que prestam apoio à terceira idade
O Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança é assegurado por equipas de agentes policiais que estão especialmente preparados para dar o apoio e os conselhos úteis para melhorar a segurança.
Nas grandes cidades a Polícia de Segurança Pública dispõe de viaturas dedicadas exclusivamente para esse apoio, deslocando-se a casa das pessoas, sempre que tal for necessário.
O Programa Apoio 65 – Idosos em Segurança, conta também com a colaboração de instituições que prestam ajuda domiciliária, através da troca de informações úteis para a prevenção de problemas e pela formação às profissionais dessas instituições.
Como se
proteger
Para maior segurança das pessoas, as forças policiais também dão a conhecer algumas medidas de proteção.
Assim, em casa, é indicado que: deixe as portas e janelas fechadas sempre que sair; coloque um óculo e uma corrente de segurança na sua porta; não deixe entrar pessoas suspeitas ou desconhecidas, sem ter a certeza de quem são; tenha sempre à mão os números de telefone para poder comunicar com alguém, principalmente com a polícia; quando se ausentar de sua casa, por vários dias, informe a força policial da sua zona; não deixe escritos na porta, janela ou caixa do correio, que indiquem a sua ausência; não deixe acumular correspondência na caixa do correio e coloque na mesma uma fechadura segura.
Na rua é aconselhado: transporte consigo apenas o dinheiro necessário; evite o uso de objetos de valor, de carteiras na mão ou no bolso, de forma visível; evite circular sozinho na rua, principalmente de noite; evite dar informações sobre a sua vida a pessoas estranhas, transporte as malas e sacos do lado oposto à faixa de rodagem; circule sempre pelo lado interior dos passeios.
Nos transportes públicos, mantenha a carteira e outros bens junto de si.
Se for abordado com uma conversa do tipo conto do vigário, não se deixe convencer e informe a polícia.