22 de outubro 2014

COM OS PROFESSORES PEDRO PIRES E NUNO DÂMASO
Associação da Carapalha dinamiza ginástica de manutenção

A Associação Cultural e Desportiva da Carapalha (ACDC), de Castelo Branco, vai dinamizar, a partir de 4 de novembro, um novo projeto de ginástica de manutenção.
Um projeto que não é novo para a coletividade albicastrense, uma vez que desenvolveu uma iniciativa idêntica com o professor José Robalo, ao longo dos “últimos cinco ou seis anos”, refere o presidente da Associação.
José Perquilhas adianta que “estamos muito contentes com o professor José Robalo. Lamentamos a saída dele, mas em relação ao seu novo projeto desejamos-lhe as maiores felicidades pessoais e profissionais e as portas continuam abertas”, concluindo que esta é a forma de “reconhecer o grande profissionalismo que ele tem”.
O presidente da coletividade adianta que o projeto será dinamizado por dois professores de educação física, Pedro Pires e Nuno Dâmaso, sendo que se podem inscrever os sócios da Associação, mediante o pagamento de uma mensalidade de 16 euros. Isto tendo em consideração que para ser sócio da ACDC, até aos 13 anos os jovens estão isentos do pagamento de quota mensal, dos 13 aos 18 anos o valor a pagar são 50 cêntimos e a partir dessa idade, um euro.
As atividades decorrerão às terças-feiras, das 19 às 20 horas, e aos sábados, das 11 horas às 12h30, embora esteja a ser contemplada a hipótese de se alargar a mais dias da semana, estando isso dependente da articulação com outras atividades que utilizam o espaço do pavilhão multiusos.
José Perquilhas recorda que com o professor José Robalo a ginástica de manutenção envolvia cerca de 30 participantes, apontando para um número idêntico nesta nova fase, embora também admita que possa aumentar, pois são várias atividades e, por isso, são dois professores.
As atividades a desenvolver incluem aulas de mobilidade geral, aulas de mobilidade específica, aulas sobre quedas nos idosos e maneira de agir perante tal situação, jogos lúdicos e jogos tradicionais.
Em relação às atividades a desenvolver, na apresentação do projeto foi dada a conhecer, por exemplo, a descrição de uma aula de mobilidade geral, que começa pelo aquecimento e mobilização articular, para continuar com exercícios de fortalecimento muscular, treino de atividades da vida diária, exercícios de equilíbrio estático e dinâmico, exercícios de coordenação, exercícios de motricidade fina, exercícios de marcha, exercícios de resistência aeróbica e exercícios de flexibilidade, para terminar com a demonstração e prática de exercícios que podem ser executados de forma autónoma e com segurança, durante o dia.
Foi também realçado que “a ginástica de manutenção é considerada, desde há muito, como um componente preponderante de um estilo de vida saudável” e que, “recentemente, esta ideia tem sido reforçada por novas evidências científicas, que associam positivamente a atividade física regular a um vasto rol de benefícios na saúde física e mental”.
Com base nisto, o objetivo do projeto é “sensibilizar toda a população para a prática de um estilo de vida saudável, incentivando a prática diária de atividade física, com o objetivo final de promover a saúde, qualidade de vida e bem-estar”.

19/10/2014
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video