Alcafozes é a capital da família da aviação
As Festas de Nossa Senhora do Loreto, em honra da Padroeira Universal da Aviação, assinalaram-se mais um ano em Alcafozes, no Concelho de Idanha-a-Nova, reunindo a família da aviação civil e militar, muitos devotos e a comunidade Alcafozense.
Os festejos decorreram de 23 a 26 de agosto e o momento alto foi a Missa Campal de segunda-feira, 26 de agosto, seguida da tradicional procissão abrilhantada pela Filarmónica Idanhense e sobrevoada por avionetas e F-16 da Força Aérea Portuguesa (FAP), que lançaram flores sobre o andor.
Foi o culminar da missa celebrada pelo padre Adelino Lourenço, coadjuvado pelo capelão da Força Aérea Portuguesa, que teve guarda de honra e terno de clarins da FAP e acompanhamento do grupo de coral dos tripulantes da TAP.
Na romagem anual a Alcafozes, que já é um destino incontornável para os profissionais da aviação, mais uma vez estiveram representadas a Força Aérea Portuguesa, companhias aéreas, aeroclubes associações e sindicatos de pilotos, pessoal de voo e tripulantes de cabine.
Os festejos foram organizados pela Comissão de Festas da Nossa Senhora do Loreto, com a colaboração da Câmara de Idanha-a-Nova e da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes.
Em nome da organização, o presidente da Comissão de Festas de 2019, João Andrade, agradeceu todo o apoio da Câmara de Idanha-a-Nova e demais entidades que colaboraram “numa festa em que cabe quase o Mundo todo” e garantem que “este santuário tem todas as condições necessárias à sua missão”.
A Câmara de Idanha-a-Nova esteve representada pelo presidente Armindo Jacinto, pela vice-presidente Idalina Costa e pelo vereador João Carlos Sousa, que assistiram à Missa Campal e participaram na procissão.
Também o padre Adelino Lourenço deixou palavras de apreço e incentivo. O pároco de Alcafozes lembrou que “a Festa de Nossa Senhora do Loreto envolve o empenho de um povo que faz por merecer a herança dos seus antepassados e toma nas suas mãos o dever de preservar as suas tradições num mundo que está em permanentemente mudança”.