23 abril 2014

A Sombra do Destino ficciona Invasões Francesas com base na história

A Sombra do Destino é o título do novo livro de Emílio Magro Martins, que foi lançado no sábado, nos antigos Paços do Concelho de Salvaterra do Extremo.
Perante uma sala cheia, o autor, natural de Segura, deu a conhecer uma obra em que apresenta uma visão romanceada das Invasões Francesas em Portugal, no início do Século XIX.
Apoiando-se em factos históricos, Emílio Magro Martins socorre-se da imaginação para forjar realidades e personagens, que embora fictícios, denunciam o negro destino que terá tocado a muitas famílias portuguesas.
Segundo o autor, penetrar na leitura do novo livro é voltar “a um período que foi severamente sombrio da nossa história” e que, hoje ainda “não esquecemos algumas causas desastrosas, em que parte do nosso território, por ignorância ou por vontade, ou ainda para agradar, deixou de fazer parte do nosso Portugal”.
O cenário da ação estende-se a todo o País, mas o enredo tem início no atual Concelho de Idanha-a-Nova, nas povoações de Segura e Zebreira, por onde avançaram as primeiras tropas francesas.
Convidado para o lançamento da obra, o presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, enalteceu a ambição de Emílio Magro Martins ao assumir o risco de escrever ficção a partir de factos históricos para relatar a sua visão das Invasões Francesas.
A Sombra do Destino, editado pela Chiado Editora, será agora apresentado dia 24 de maio, em Lisboa, na Casa do Concelho de Idanha-a-Nova, e em Castelo Branco, em data por confirmar.
Emílio Magro Martins é autor de mais dois livros, Retalhos Romanescos das nossas aldeias raianas da Beira Baixa, editado pela Chiado Editora, em 2011, e a obra de poesia Contrabando na Raia em verso dita-dura-vida em Memória, editada pela Câmara de Idanha-a-Nova, em 2009.

23/04/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video