26 março 2014

João Belém
A ERA DIGITAL....

Vivemos num mundo dominado pelas Tecnologias de Informação e Comunicação.
A Escola deve chamar a si o desafio tecnológico que a sociedade lhe proporciona pois é um espaço em que se privilegia os aspetos culturais o desenvolvimento e a veiculação de novas teorias e descobertas científicas.
Cada vez mais a Escola se encontra mais vulnerável e dependente do meio exterior, pelo que lhe compete acompanhar e preparar os seus alunos para a sua entrada no mundo laboral
Assim é necessário ter uma atitude crítica perante as TIC, estar consciente de que a sua adoção pode alterar o conteúdo e as atitudes. É necessário aprender a viver com a informação proveniente da utilização do computador sem ser dominado por ela, mas aproveitando o seu papel criativo.
Na sociedade atual dominar as máquinas dá poder a quem as utiliza. Introduzir computadores na sala de aula deve promover o domínio da mente sobre as máquinas e não fomentar o processo inverso. Lidar com muita e correta informação parece ser um modo de adaptação à sociedade da informação em que vivemos, mas deve-se refletir nas prioridades educativas, na forma de pensar que se está a condicionar, criando um mundo de fantasia e de pressupostos hipotéticos sobre a realidade.
Permitam-me por isso que vos deixe como reflexão um pequeno extrato dum livro de Eric Schmidt e Jared Cohen que são “apenas“ respetivamente o presidente Executivo da Google e o diretor da Google Ideas
“ A Internet é uma das raras criações dos seres humanos que eles não compreendem verdadeiramente. 0 que começou por ser um meio eletrónico de transmissão de informação — de computador doméstico a computador doméstico — transformou-se num escoadouro omnipre­sente e infinitamente multifacetado da expressão e da energia huma­nas. É simultaneamente intangível e em constante estado de mutação, tornando-se maior e mais complexa a cada segundo que passa. É fonte de enormes benefícios e de malefícios potencialmente terríveis, e o seu impacto no cenário mundial ainda mal se alcança.  A Internet é a maior experiencia histórica do âmbito da anarquia. A cada minuto, centenas de milhões de pessoas criam e consomem uma quantidade incalculável de conteúdo digital num mundo online que não conhece, verdadeiramente, os limites das leis humanas. Esta nova capacidade de livre expressão e livre-trânsito de informação deu origem à rica paisagem virtual que hoje conhecemos. Considere o número de websites que alguma vez visitou, os emails todos que já enviou e todos os artigos que já leu online, todos os factos de que soube e todas as ficções que encontrou e descartou. Considere todas as relações estabelecidas, todas as viagens planeadas, todos os trabalhos que encontrou e todos os sonhos nascidos, alimentados e concretizados através desta plataforma. Considere também o que a ausência de controlo hierárquico permite: as vigarices online, as campanhas de intimidação, os websites de grupos de odio e os chat-rooms de terroristas. É assim a Internet: o maior espaço sem lei do mundo”.

26/03/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video