CERTAME DECORRE SÁBADO E DOMINGO no Rosmaninhal
Festival do Borrego mostra o melhor da região
O Festival do Borrego regressa ao Rosmaninhal, Concelho de Idanha-a-Nova, sábado e domingo, com a sétima edição, em que estarão em destaque as cozinhas portuguesa, grega, marroquina, espanhola e israelita, mediante a utilização do borrego certificado da região, como ingrediente principal.
O certame abre portas às 17 horas de sábado e nesse dia um destaque vai para o 7º Concurso de Pratos de Borrego, que se realiza a partir das 19h30. A música oriental e os espetáculos de dança marcam presença a partir das 20h30, enquanto a partir das 21h30 atua Mónica Sintra.
No domingo, o programa começa às oito horas, com o passeio pedestre Pastagens do meu Rebanho, no decorrer do qual se prevê a observação de veados, sendo que quem desejar participar nesta atividade pode obter informações junto do Gabinete de Turismo da Câmara de Idanha-a-Nova, ou através do telefone 277202900.
Ao longo do dia não faltará animação gastronómica, cultural e musical.
Entre os pontos a destacar está o 7º Concurso de Tosquia Manual, às 17 horas, bem como o programa de animação musical, com o Grupo de Adufeiras das Soalheiras, o grupo musical do Rosmaninhal Quinta Art e o grupo de música alentejana A Moda Mãe, a atuarem a partir das 18 horas.
Nos dois dias do Festival do Borrego os visitantes podem também assistir a mostras de cães e demonstração de volteio de gado. As crianças têm à sua espera uma quinta pedagógica e o programa inclui ainda dois workshops de produção manual de queijo, um sábado às 18 horas e outro domingo às 16 horas.
A Câmara realça que a aposta da autarquia “na realização de feiras temáticas tem permitido dinamizar a atividade económica local, em particular a microeconomia, apoiando os produtores e comerciantes do Concelho, garantindo o acesso aos melhores produtos da Beira Baixa, terras de excelência”.
Refira-se que o VII Festival do Borrego é uma organização conjunta da Câmara de Idanha-a-Nova e da Junta de Freguesia de Rosmaninhal, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) e pelo PROVERE e cofinanciada pelo QREN, no âmbito do Programa Mais Centro e da União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.