PARTILHA DE INFORMAÇÃO ENTRE DOENTES E PROFISSIONAIS MELHORADA
Portal do Utente tem novas funcionalidades
O Portal do Utente passou a disponibilizar novas funcionalidades on-line, através das quais é facilitada a gestão da informação de saúde dos utentes.
As novas funcionalidades, segundo é adiantado, “favorecem a partilha de informação entre doentes e profissionais de saúde, bem como com o próprio Serviço Nacional de Saúde (SNS), facilitando a troca de dados clínicos e acelerando processos para os utentes”.
Estas novidades foram apresentadas sexta-feira, no Hospital Amato Lusitano (HAL), de Castelo Branco, da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), numa iniciativa dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS)
O primeiro passo é fazer o registo no Portal da Saúde, em https://servicos.min-saude.pt/utente/portal.
Assim que este registo estiver feito já é possível aceder a algumas funcionalidades, mas não a todas. Para isso é necessário o Cartão de Cidadão, acedendo a ele através de um leitor, que na fase de apresentação é oferecido e que tem de ser ligado ao computador.
Com estes passos o acesso a todas as funcionalidades já é possível, havendo a destacar entre estas a marcação e o cancelamento de consultas para o utente ou membros do agregado familiar, bem como a gestão da informação clínica, tal como medicação regular, doenças crónicas, resultados de exames, níveis de tensão arterial, colesterol, e acesso ao historial clínico, entre outros.
Para além disso, também é possível solicitar a renovação de receituário crónico, consultar a posição na lista de espera e tempo de espera previsível para cirurgia ou definir contactos de emergência.
O presidente do conselho de administração da SPMS, Henrique Martins, realça que “a aposta nesta reformulação do Portal do Utente enquadra-se numa estratégia de disponibilização de serviços on-line que beneficiam o utente”, e acrescenta que “esse benefício é conseguido através de uma maior partilha de informação dentro do SNS e de um papel mais ativo do cidadão no controlo dos seus índices de saúde”. Henrique Martins sublinha ainda que mediante estas alterações cria-se a possibilidade de “melhorar o acesso aos serviços de saúde, promovendo a rapidez e eficiência dos processos, assim como melhorar a comunicação entre entidades, oferecendo tanto ao utente como ao profissional de saúde uma visão global da saúde do utente”.