Livro do Desassossego
30/11
A Alma Azul esgota as edições do Livro do Desassossego, que produziu na sua coleção Literatura Portátil, no próximo sábado, 30 de novembro, data do falecimento de Fernando Pessoa, em 1935.
Será no Fundão, na Livraria Livros Tintos, no próximo sábado, 30 de novembro, às 11h30, que a Alma Azul se despede, com uma sessão literária especial, dos quatro volumes que editou do Livro do Dessossego; o primeiro com o subtítulo Autobiografia e Diário; o segundo, O Sonho e o Tédio; o terceiro, Reflexões Sobre a Arte; e o quarto e último, Deus é bom mas o diabo também não é mau.
Uma edição fragmentada, como é todo o Livro do semi-heterónimo de Fernando Pessoa, criando o autor de Mensagem um alter-ego a que deu nome e profissão: guarda-livros Bernardo Soares.
Os quatro volumes foram distribuídos em escolas e bibliotecas públicas, nas diversas atividades literárias da Alma Azul.
A sessão literária do próximo sábado, 30 de novembro, será especial, pois a produtora de atividades literárias, com sede em Alcains, inaugura encontros em livrarias para a divulgação de livros extraordinários editados em Portugal.
Começar com o Livro do Desassossego de Bernardo Soares a série de encontros em livrarias, será um manifesto literário e cívico contra a desvalorização da literatura como arte e suporte do pensamento, no ensino e nas bibliotecas públicas em Portugal.
O próximo encontro, será dia 26 de dezembro, às 17 horas, na UNICEPE - Cooperativa Livreira, no Porto, para celebrar o aniversário de Alberto Pimenta (Porto, 26 de dezembro de 1937) com um dos seus livros mais relevantes editado em Portugal, A magia que tira os pecados do Mundo.