Babel
17/05
A peça de teatro Babel é apresentada, no próximo sábado, 17 de maio, a partir das 21h30, no Centro Cultural Raiano (CCR), em Idanha-a-Nova. Resultado de uma residência artística realizada em 2024 também no CCR, Babel, escrita e encenada por Leonor Buescu, é um espetáculo sobre as falhas de comunicação, presentes nos diálogos, provavelmente desde sempre. Em cena, duas figuras enigmáticas, interpretadas pelas atrizes Carla Maciel e Isabel Costa, tentam conversar, mas a falha de comunicação instala-se.
Em Babel, a palavra é gatilho para os equívocos. Partindo do mito bíblico sobre o desentendimento entre os povos, o espetáculo convoca os limites do diálogo. Pensando a verbalização como transformação de uma ideia em palavra, a peça questiona se será possível traduzir um pensamento em voz alta e como se concretiza o que se idealiza. Mais do que respostas, o espetáculo pretende que o espectador reflita acerca da forma intelectual, emocional ou sensorial, como a comunicação se prepara e se de facto existe espaço para a compreensão mútua.
A peça, uma coprodução Os Possessos, Teatro Meridional, Centro Cultural Raiano e A Moagem, é precedida de um conjunto de ações de mediação realizadas pela companhia de teatro Os Possessos, da qual Isabel Costa e Leonor Buescu fazem parte, inspiradas na quinta divisão do Movimento das Forças Armadas (MFA), nas históricas digressões do Ballet Gulbenkian e em muitas outras iniciativas que procuravam construir um país onde o acesso à fruição e à cultura se tornasse um direito.
A mobilização levada a cabo pelas Brigadas Culturais tem por objetivo aproximar os espectadores do trabalho da Companhia. Aquando da passagem por Idanha-a-Nova, a equipa vai ao encontro do público, em escolas, associações, espaços públicos, para trabalhar a temática da peça. Neste contexto, no próximo, sábado às 15 horas, no CCR, será ainda realizado um ateliê de dramaturgia, orientado por Leonor Buescu.