Em agenda

Gala Eugenia Lima
23/11

A já tradicional Gala Eugénia Lima volta a subir ao palco da Casa da Cultura da Sertã, no próximo domingo, 23 de novembro, às 16 horas, para a 13.ª edição. Está garantida uma tarde de música tradicional em homenagem a Eugénia Lima, com um concerto de acordeão a várias mãos e artistas convidados, com apresentação de Graça Silva.
Nesta 13.ª edição sobem a palco Leonel Mateus Trio, grupo que junta o som característico do acordeão às cordas do violino e do baixo. Segue-se uma viagem à América do Sul, com o Tango Argentino de João Gentil, numa performance com bandoneon, que é um instrumento semelhante ao acordeão bastante utilizado neste estilo musical, e dança. Depois, a harmonia continua com a atuação do Duo Acordeões em Sintonia, que abre o palco para as atuações a solo que se seguem, de Inês Faria, Bruna Palma e Vasco Santos.
Recorde-se que a Gala Eugénia Lima é promovida anualmente pela Câmara da Sertã, com o propósito de valorizar a tradição e a cultura, nomeadamente através da música popular portuguesa e do acordeão como um dos seus instrumentos mais típicos. Todos os anos conjuga novos talentos com grandes acordeonistas, ao mesmo tempo que pretende homenagear e perpetuar o legado de Eugénia Lima, conhecida como a Diva do Acordeão.
Natural de Castelo Branco, Eugénia Lima iniciou a sua carreira artística em 1930, com apenas quatro anos. Com uma vida plenamente dedicada ao acordeão e à música popular portuguesa, tanto profissional como academicamente, foi fundadora, em 1956, da Orquestra Típica Albicastrense (OTA), gravou inúmeros discos e compôs temas para vários artistas consagrados.
A sua dedicação à música popular portuguesa foi reconhecida através de diversos prémios e distinções, entre os quais se destacam o Óscar da Imprensa, em 1962; Dama da Ordem Militar de Santiago da Espada, em 1980; Diploma Honorífico atribuído pela União Nacional dos Acordeonistas de França, em 1984; Mérito Cultural, em 1986; e Grande Oficial da Ordem do Infante D. Henrique, em 1995.
Eugénia Lima morreu a 4 de abril de 2014, em Rio Maior, onde vivia.

 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
tituloNoticia
22/11
13.º aniversário de Os Chibatas Associação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco
23/11
Gala Eugénia Lima Casa da Cultura da Sertã

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video