1 de abril 2015

Comando Territorial de Castelo Branco da GNR assinala o Dia da Unidade
Postos territoriais podem vir a encerrar no Distrito

O comandante da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco, Oliveira Gonçalves, admitiu o encerramento de oito ou nove dos 31 postos territoriais existentes no Distrito, durante as comemorações do Dia do Comando Territorial de Castelo Branco da GNR, realizadas sexta-feira.
“As propostas vão no sentido de encerrar oito ou nove postos e concentrar (os efetivos) em outros. É uma proposta nossa, bem estudada, mas ainda não há prazos” para a concretizar, disse Oliveira Gonçalves.
Atualmente, existem 31 postos territoriais no Distrito de Castelo Branco que o atual comandante gostaria de manter em funcionamento caso os meios o permitissem.
“Como isso não acontece e considerando a nossa realidade, os efetivos atuais e perspetivas futuras, penso que a melhor forma de servir as pessoas é concentrar mais efetivos. A mim compete-me fazer propostas”, adiantou o militar. Neste âmbito, Oliveira Gonçalves explicou que seria “muito vantajoso” que em vez de haver postos territoriais com dois ou cinco elementos, estes fossem concentrados em outros postos.
“São números (de efetivos) que manifestamente não permitem cumprir a missão da GNR. Então, entendemos que seria preferível concentrar os meios em alguns postos, passando pelo encerramento de outros ou, pelo menos, passarem a simples postos de atendimento”, disse. Contudo, o comandante da GNR de Castelo Branco referiu que essa decisão, que ainda não tem datas ou prazos definidos, “passará sempre por um diálogo com os autarcas e com os cidadãos”.
“Se formos suficientemente competentes para explicar isto aos cidadãos, eles compreenderão que são melhor servidos, porque o pessoal, em vez de estar a guardar o próprio posto, estará na rua a servi-los”, concluiu.

Criminalidade
diminuiu no Distrito
A criminalidade violenta diminuiu 35 por cento no Distrito de Castelo Branco em 2014 relativamente ao ano anterior.
Segundo os dados da atividade operacional do Comando Territorial da GNR de Castelo Branco, apresentados pelo comandante Oliveira Gonçalves, registou-se uma diminuição de 35 por cento na criminalidade violenta e de seis por cento na criminalidade geral.
Além destes números, Oliveira Gonçalves disse que se registou também uma redução do número de acidentes de viação, mortos, feridos graves e ligeiros a nível distrital durante o ano passado, bem como uma diminuição superior a 40 por cento no número de incêndios florestais no Distrito.

01/04/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05 a 11/05
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video