Acidente no IC8 provocou em 2013 a morte a 11 dos 44 passageiros
Tribunal condena condutor a quatro anos de prisão
O Tribunal de Castelo Branco condenou ontem, terça-feira, o condutor do autocarro que em 2013 se despistou no IC8, próximo da Sertã, e que provocou a morte a 11 pessoas, a uma pena única de quatro anos de prisão suspensa na execução por igual período.
O autocarro despistou-se na manhã do dia 27 de janeiro de 2013, no IC8, junto ao nó do Carvalhal, Sertã, tendo caído para uma ravina e provocado a morte a 11 dos 44 passageiros que transportava.
A viatura partira de Portalegre em direção a São Paio de Oleiros, Santa Maria da Feira, para uma visita a uma exposição.
O condutor foi agora condenado por 11 crimes de homicídio por negligência, sendo que a moldura pena para este tipo de crime variava entre os 11 e os 120 meses.
O Tribunal de Castelo Branco entendeu aplicar uma pena única de quatro anos de prisão com pena suspensa por igual período, devido à inexistência de antecedentes criminais e ao facto de o condutor estar devidamente inserido na sociedade.
Recorde-se que durante o julgamento, o Ministério Público (MP) tinha pedido pena de prisão suspensa na sua execução para 11 crimes de homicídio por negligência.