Retaxo
O futuro do Centro de Convívio
Construído (e financiado) com dinheiros públicos, o Centro de Convívio de Retaxo sempre esteve aberto à população (e a todos os que quiseram usufruir dos seus serviços) de segunda a sexta-feira. Aos fins de semana era/é um espaço disponibilizado para eventos (particulares, públicos e associativos).
Nas últimas semanas, e desde que a última subsidiada do IEFP terminou a sua ligação à Junta de Freguesia da União de Freguesias de Cebolais de Cima e Retaxo, que está encerrado, com, inclusive, uma situação caricata (para não utilizarmos outro termo) em que a funcionária do laboratório de análises clínicas (que se desloca a Retaxo semanalmente, serviço assegurado pelo anterior executivo) teve que utilizar uma casa particular para proceder às recolhas!
Também os serviços de enfermagem (serviço, semanal, igualmente criado pelo anterior executivo, e com funcionamento em Retaxo e na Represa) não têm sido prestados nos últimos tempos, por, segundo informação que nos chegou, a profissional (enfermeira Sílvia) ter sido mãe.
Afinal para que serve o Centro de Convívio? Para serviços de proximidade, ou pura e simplesmente para estar encerrado, e abrir quando é requisitado para eventos?
José Luís Afonso Pires