Iniciativa decorre de 9 de maio a 6 de junho
Scutvias organiza e apresenta X Festival de Música da Beira Interior
O X Festival de Música da Beira Interior, organizado pela Scutvias, decorre este ano em Abrantes, Covilhã, Mação e Guarda e apresenta como novidades, a realização do 4º Concerto da Beira Interior baseado na obra literária A Lã e a Neve, de Ferreira de Castro, e também a apresentação de novas sonoridades, numa mistura entre a música clássica e grandes temas do rock.
“Esta décima edição tem uma novidade e uma meia novidade. Acrescentámos mais qualquer coisa ao Festival este ano, com uma mistura entre a música clássica e outros géneros musicais. E, o quarto concerto da Beira Interior é promovido por uma obra de Ferreira de Castro, muito ligada à Serra da Estrela e à Covilhã”, disse o diretor-geral da Scutvias durante a apresentação do evento, que decorreu no Centro de Assistência e Manutenção de Lardosa.
Pinho Martins explicou ainda que o concerto final do Festival vai decorrer novamente no Teatro Municipal da Guarda, apenas por uma questão de dimensão da sala.
O Festival começa a 14 de março no Cineteatro de São Pedro (Abrantes), prossegue a 18 de abril no Auditório de Medicina da Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, e no Auditório Elvino Pereira (Mação) a 9 de maio e termina no Teatro Municipal da Guarda a 6 de junho, com o Concerto da Beira Interior.
A Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI) e o Conservatório Regional de Castelo Branco abrem a décima edição do festival sendo que o segundo concerto (18 de abril), fica a cargo do Conservatório de Música de S. José da Guarda e da Associação Cultural da Beira Interior (ACBI).
O terceiro concerto, agendado para 9 de maio, conta com a participação do Conservatório Regional de Música da Covilhã e com a Academia de Música e Dança do Fundão.
O concerto final (Concerto da Beira Interior), está a cargo de uma orquestra que integra alunos previamente selecionados de todos os participantes no Festival e conta ainda com a participação da Escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco.
Pinho Martins esclareceu ainda que a escolha da obra literária de Ferreira de Castro para o concerto final, “não tem qualquer conotação política, mas simplesmente a região envolvida”. Uma vez mais, a Scutvias, em parceria com as câmaras e com as escolas de música da Região, vai proporcionar espetáculos de música erudita onde cabem a música clássica e também algumas experiências musicais diferentes, mas sempre com adaptações e sonoridades que se integram no conceito de música erudita.
Na apresentação do X Festival de Música da Beira Interior estiveram os autarcas dos municípios de Abrantes, Covilhã, Mação e Guarda.