14 janeiro 2015

PARLAMENTO DOS JOVENS NA AFONSO DE PAIVA
Hortense Martins fala aos alunos sobre combate ao insucesso escolar

Parlamento Jovens Hortense 01A deputada do Partido Socialista (PS) eleita pelo Círculo de Castelo Branco, Hortense Martins, deslocou-se segunda-feira à Escola Básica Afonso de Paiva, em Castelo Branco, onde participou num debate com alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, subordinado ao tema Combate ao insucesso escolar.
Na abertura da sessão, o diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Rui Duarte, realçou a importância do tema debatido, ao considerar que o combate ao insucesso escolar é uma matéria já debatida, mas “faltava a vertente de saber o que é que os alunos pensam sobre isto e o que querem levar à Assembleia da Republica”.
Rui Duarte realçou ainda que no Parlamento dos Jovens do ano letivo anterior “penso que tivemos uma ótima prestação, com a presença de três alunos na Assembleia da República”, para de seguida lhes lançar o desafio de se mobilizarem e manterem ou superarem o grau de presença na final.
Por seu lado, Hortense Mar-tins recordou que o Parlamento dos Jovens “pretende ser um programa de intervenção cívica” ao mesmo tempo que tem como objetivo aproximar a Assembleia da República dos cidadãos, neste caso os mais novos, reforçando que “a aproximação às escolas é feita por este programa, que tem sido um sucesso ao longo dos anos”
A deputada socialista aproveitou a ocasião para recordar que enquanto estudante também frequentou a Escola Afonso de Paiva, para logo de seguida explicar como funciona a Assembleia da República, o que serviu de introdução para a sessão propriamente dita, começando por referir em relação ao tema em debate que “o sucesso ou insucesso escolar depende de muitos fatores”. E dirigindo-se aos alunos sublinhou que “gostava de levar daqui a vossa opinião”.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, como autarquias e agrupamentos de escolas, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
De referir, também, que o Parlamento dos Jovens termina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano letivo, com a participação de deputados da Comissão de Educação Ciência e Cultura, que é o órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.

António Tavares

15/01/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
09/05 a 11/05
tituloNoticia
11/05
XIII Passeio  Pedestre  - Rota de S. MartinhoAssociação Juvenil Ribeiro das Perdizes, Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video