PARLAMENTO DOS JOVENS NA AFONSO DE PAIVA
Hortense Martins fala aos alunos sobre combate ao insucesso escolar
A deputada do Partido Socialista (PS) eleita pelo Círculo de Castelo Branco, Hortense Martins, deslocou-se segunda-feira à Escola Básica Afonso de Paiva, em Castelo Branco, onde participou num debate com alunos dos 2º e 3º ciclos do Ensino Básico, subordinado ao tema Combate ao insucesso escolar.
Na abertura da sessão, o diretor do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, Rui Duarte, realçou a importância do tema debatido, ao considerar que o combate ao insucesso escolar é uma matéria já debatida, mas “faltava a vertente de saber o que é que os alunos pensam sobre isto e o que querem levar à Assembleia da Republica”.
Rui Duarte realçou ainda que no Parlamento dos Jovens do ano letivo anterior “penso que tivemos uma ótima prestação, com a presença de três alunos na Assembleia da República”, para de seguida lhes lançar o desafio de se mobilizarem e manterem ou superarem o grau de presença na final.
Por seu lado, Hortense Mar-tins recordou que o Parlamento dos Jovens “pretende ser um programa de intervenção cívica” ao mesmo tempo que tem como objetivo aproximar a Assembleia da República dos cidadãos, neste caso os mais novos, reforçando que “a aproximação às escolas é feita por este programa, que tem sido um sucesso ao longo dos anos”
A deputada socialista aproveitou a ocasião para recordar que enquanto estudante também frequentou a Escola Afonso de Paiva, para logo de seguida explicar como funciona a Assembleia da República, o que serviu de introdução para a sessão propriamente dita, começando por referir em relação ao tema em debate que “o sucesso ou insucesso escolar depende de muitos fatores”. E dirigindo-se aos alunos sublinhou que “gostava de levar daqui a vossa opinião”.
Recorde-se que o Parlamento dos Jovens é organizado pela Assembleia da República, em colaboração com outras entidades, como autarquias e agrupamentos de escolas, com o objetivo de promover a educação para a cidadania e o interesse dos jovens pelo debate de temas de atualidade.
De referir, também, que o Parlamento dos Jovens termina com a realização de duas sessões nacionais na Assembleia da República, preparadas ao longo do ano letivo, com a participação de deputados da Comissão de Educação Ciência e Cultura, que é o órgão parlamentar responsável pela orientação do programa.
António Tavares