Hipótese levantada no início do segundo ano letivo
Academia Sénior pode vir a ter sede própria
A Academia Sénior de Penamacor iniciou o segundo ano de atividade, com o reforço de disciplinas e aumento do número de alunos e docentes.
Com uma oferta de 30 áreas formativas o projeto gerido pela Associação de Desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES), em parceria com a Câmara de Penamacor, pretende dar continuidade à resposta social que professores voluntários e alunos tornaram possível após o sucesso alcançado no primeiro ano letivo.
O arranque do ano letivo juntou alunos, professores, entidades e parceiros na receção oficial, realizada na sala polivalente da Academia de Música, no ex-quartel de Penamacor, dia 5 deste mês, coincidindo com o Dia Mundial do Professor.
O vice-presidente e diretor executivo da ADRACES, António Realinho, sublinhou a vitalidade que a Academia Sénior de Penamacor tem imprimido na vila raiana com o trabalho desenvolvido nas mais diversas áreas que dá sentido à vida destes alunos. António Realinho deixou uma palavra de gratidão aos professores, que “de forma voluntária enriquecem o trabalho pedagógico e ao número de alunos, que se traduz num indicador do êxito deste projeto”.
De referir, também que o arranque do segundo ano letivo coincide com o novo ciclo de apoio aos territórios o que para António Realinho “vem abrir um novo ciclo de projetos comunitários ao desenvolvimento local que, por sua vez, vem aumentar o bem-estar e o nível da qualidade de vida das pessoas”.
Por seu lado, o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, destacou a importância do projeto ao afirmar que “é um dos maiores projetos lançados nos últimos anos em Penamacor”. Para o autarca a dimensão alcançada pela Academia, “tem surpreendido a própria autarquia, quer pelo número de alunos, quer pela adesão voluntária dos professores”, motivo que levou a Câmara, em conjunto com a ADRACES, a equacionar a hipótese de procurar os devidos enquadramentos comunitários, com o objetivo de dotar a Academia Sénior com uma sede própria.