Foz do Enxarrique
Câmara investe 274 mil euros em parque ambiental
A Câmara de Vila Velha de Ródão vai investir 274 mil euros no projeto do Parque Ambiental Tejo-Valorização do Sítio Arqueológico da Foz do Enxarrique, que congrega um conjunto de intervenções que visam a salvaguarda e a valorização daquele local emblemático, que se pretende potenciar como um dos pólos de atração do Concelho.
“Trata-se de um investimento numa área sensível devido ao seu enquadramento paisagístico e pela importância patrimonial que tem, pois situa-se junto a uma estação arqueológica que está classificada”, explica o presidente da Câmara de Vila Velha de Ródão, Luís Pereira.
Esta intervenção, que foi aprovada pelas entidades que tutelam a cultura e o património, envolve um montante de 274 mil euros e é suportada na estratégia municipal de qualificação ambiental e desenvolvimento turístico e cultural, que contempla a requalificação da ligação do sítio arqueológico do Enxarrique à zona da Senhora da Alagada, onde se situam equipamentos como o Bar do Cais, o Parque de Campismo e Caravanismo, o Complexo Turístico, as Piscinas Públicas, o Campo de Feiras e o Recinto de Festas.
O projeto incorpora ainda um programa de valorização da eficiência energética na iluminação pública e dá um passo significativo na requalificação da zona ribeirinha de Vila Velha de Ródão, proporcionando aos residentes e visitantes um espaço verde de recreio e lazer.
Luís Pereira sublinha a importância desta intervenção, não só para a vila mas também para todo o Concelho, uma vez que em termos turísticos, “é uma das áreas mais emblemáticas de Vila Velha de Ródão”.
O autarca adianta ainda que o projeto vai dar uma nova dinâmica económica aquela zona e contribuir para a sustentabilidade do turismo em Vila Velha de Ródão.