15 julho 2015

Misericórdia de Castelo Banco faz balanço dos primeiros seis meses de atividade
Misericórdia de Castelo Banco faz balanço dos primeiros seis meses de atividade

A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco (SCMCB) vai instalar um museu agrícola e um parque geriátrico na Quinta da Dança Estival, um investimento que ronda os 150 mil euros.
O anúncio foi feito pelo provedor da instituição, José Alves, durante uma conferência de Imprensa que serviu para fazer o balanço dos primeiros seis meses do mandato da atual mesa administrativa da Misericórdia de Castelo Branco.
“Vamos ter um parque geriátrico a cerca de um quilómetro da saída norte de Castelo Branco e a instalação de uma coleção visitável no âmbito da agricultura”, anunciou o provedor.
A Quinta da Dança Estival é uma propriedade da instituição com 6,5 hectares, que fica junto à saída norte da cidade de Castelo Branco.
José Alves adiantou que a Misericórdia de Castelo Branco tem um património rústico e agrícola com alguma dimensão.
“Num desses espaços (Quinta da Dança Estival), reformulámos uma candidatura que estava em processamento e que irá permitir a instalação dos novos equipamentos. Vamos iniciar as obras a curto prazo”, garantiu o provedor.
Outra das novidades apresentadas prende-se com os centros infantis da instituição.
A Santa Casa da Misericórdia de Castelo Branco decidiu, para o próximo ano letivo, alargar o horário de funcionamento para responder às necessidades das famílias e vai in- troduzir um pack renovação de matrícula que inclui um novo modelo de bibe, um chapéu e um seguro.
Neste âmbito, o horário dos centros infantis passa a ser entre as 7h30 e as 19h30, sendo que até agora o horário era entre as oito e as 18 horas.
A instituição vai continuar a oferecer o serviço de carrinha e nas atividades extracurriculares, “vamos oferecer a todas as crianças a partir de um ano de idade, de entre as quatro existentes (educação física, música, inglês e hip-hop), que será indicada pela instituição”.
Tudo isto é complementado com um protocolo que a Misericórdia de Castelo Branco está a ultimar com farmácias, para que os pais e as crianças possam usufruir de des- contos em medicamentos.
“Mensalmente as nossas crianças terão a visita de um médico e da equipa de enfermagem. Oferecemos a todos os pais e encarregados de educação um estudo diagnóstico de perturbações da fala, preparado e executado por uma terapeuta da fala, para todas as crianças dos nossos infantários”, adiantou José Alves.
A instituição está ainda a preparar várias candidaturas no âmbito do Portugal 2020 e em outros programas, para requalificação de infraestruturas e dotação de equipamentos em espaços agrícolas.

15/07/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
08/10 a 02/11
ImpressõesCine-Teatro Avenida, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video