Poluição no rio Tejo tem origem em Vila Velha de Ródão
Quercus pondera avançar com ação judicial
A Quercus pondera avançar com uma ação judicial, devido à poluição verificada na Ribeira do Açafal, em Vila Velha de Ródão.
Em causa está a poluição que se tem verificado no Rio Tejo, entre Vila Velha de Ródão e Abrantes e cujo foco poluidor tem origem na Ribeira do Açafal, um afluente do Tejo junto a Vila Velha de Ródão.
Samuel Infante, da Quercus, confirmou que a associação ambientalista “está a estudar a hipótese de avançar com uma ação judicial contra incertos”.
“Ao longo dos últimos meses foram detetados vários focos de poluição em Vila Velha de Ródão e no último mês as denúncias intensificaram-se”, revelou.
Este responsável explicou ainda que o Rio Tejo se encontra “completamente morto” numa extensão de cerca de 10 quilómetros, entre o Açafal e o Porto do Arneiro.
“Nos últimos anos tem havido queixas regulares por causa da poluição e tem sido um jogo do gato e do rato. Normalmente as descargas são feitas à noite ou aos fins de semana. Há descargas recorrentes que são difíceis de apanhar, mas a poluição tem origem no Açafal e nos seus emissários”, afirmou.
Segundo este responsável da Quercus, “há um descontrolo completo sobre o que se está a passar” e adiantou que a situação é de “uma calamidade ambiental”.