18 de novembro de 2015

Fora do Lugar decorre entre 26 de novembro e 12 de dezembro
Idanha-a-Nova recebe Festival Internacional de Músicas Antigas

O Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas decorre em Idanha-a-Nova, entre 26 de novembro e 12 de dezembro e conta com músicos conceituados no panorama internacional como marco Beasley e Guido Morini.
Nesta quarta edição, o Festival traz a Idanha-a-Nova, músicos maiores do panorama nacional e internacional da música antiga e de cruzamento, como o italiano Marco Beasley, cofundador, com Guido Morini, do Ensemble Accordone.
“O Fora do Lugar – Festival Internacional de Músicas Antigas é hoje um dos projetos culturais mais relevantes na área da música na região”, explica, em comunicado, o diretor artístico, Filipe Faria.
Este responsável adianta ainda que o evento põe em diálogo diferentes formas e tempos da música e desafia a uma atitude perante as músicas antigas, abordando, de um forma inovadora, os diálogos decorrentes dos conceitos binómios de erudito/popular e antigo/contemporâneo.
A par da programação principal, o Fora do Lugar promove ainda um conjunto alargado de atividades paralelas que nesta edição, conta com seis atividades de serviço educativo para escolas, um masterclass para alunos de música, quatro oficinas, quatro atividades de natureza e uma experiência gastronómica para todos.
As oficinas dirigidas ao público em geral, são conduzidas pelos músicos do Festival promovendo uma proximidade invulgar entre músicos e público.
Filipe Faria sublinha que 2015 marca, igualmente, mais uma etapa no caminho da validação deste esforço e do reconhecimento das valências e dinamismo culturais de Idanha-a-Nova, com a candidatura à Rede das Cidades Criativas da UNESCO, precisamente na categoria da música.
“Neste contexto, onde tradição e modernidade convivem e dialogam em permanência entre si, o contributo do Fora do Lugar afigura-se decisivo. Sobre as terras de Idanha recaem não apenas as expectativas das suas gentes, mas as de todos aqueles que, neste e noutros projetos, reveem o tremendo potencial do mundo rural português”, adiantou.
O Festival é produzido pela Arte das Musas em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e da Direção-Geral das Artes, entre outras entidades.

19/11/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video