18 fevereiro 2015

COM A PARTICIPAÇÃO DOS ESTILISTAS JOSÉ ANTÓNIO TENENTE, MARIA GAMBINA E NUNO GAMA
Bordado de Castelo Branco procura inovação

bordado-de-cactelo-branco 1.jpgA Câmara de Castelo Branco organiza, dias 23, 24 e 25 deste mês, a iniciativa Preservar e Inovar para Valorizar o Bordado de Castelo Branco, que contará com a participação, entre outros, dos estilistas José António Tenente, Maria Gambina e Nuno Gama, que participarão em workshops subordinados ao tema O Bordado na Moda.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), o Museu Francisco Tavares Proença Júnior e a Associação de Desenvolvimento da Raia Centro Sul (ADRACES) e tem como objetivo encontrar novos caminhos para promoção do Bordado de Castelo Branco, aliando tradição e modernidade.
O programa tem início dia 23, às 14h30, no auditório da Biblioteca Municipal de Castelo Branco, com a sessão de abertura, em que estará presente o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
Segue-se uma palestra que terá como oradoras a investigadora Ana Pires e a professora universitária e investigadora Luísa Arruda.
A partir das 16h30, José Silva, da escola Superior de Artes Aplicadas (ESART) de Castelo Branco e Fernando Sérgio, da Escola Superior de Tecnologia (EST) de Castelo Branco, apresentam o software O Risco, que é uma nova ferramenta que tem como finalidade facilitar o processo de riscar os desenhos a bordar nas peças produzidas.
As atividades continuam às 17 horas, com uma visita à coleção de colchas de Bordado de Castelo Branco, no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, seguindo-se, às 18 horas, uma visita à Oficina do Bordado da Associação do Bordado de Castelo Branco instalada no antigo edifício dos CTT, no Largo da Sé.
Dias 24 e 25, das 9h30 às 12h30 e das 14h30 às 17h30, decorrem na ESART os workshops subordinados ao tema O Bordado na Moda, com José António Tenente na sala 1.1.8, Maria Gambina na sala 1.1.7 e Nuno Gama na sala 1.2.3.
De referir, ainda, que no Caderno de Especificações do Bordado de Castelo Branco, Aida Rechena refere que “o Bordado de Castelo Branco é hoje um elemento patrimonial definidor da identidade cultural de Castelo Branco, capaz de assumir um papel estruturante no desenvolvimento regional”
Recorda que “percorreu um longo caminho, temporal e geograficamente, técnica e esteticamente, para chegar até nós com as características que lhe conhecemos. Mas nesse percurso sofreu evoluções, influências novas, reinventou-se, umas vezes em renovadas e cativantes formas, outras vezes com resultados menos sedutores”.

18/02/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
13/12
Entre Histórias e SonhosBiblioteca Municipal Padre Antunes, Sertã
tituloNoticia
14/12
Os Madeiros de Natal da Beira BaixaAssociação Desportiva, Cultural e Recreativa, Caféde
tituloNoticia
04/12 a 14/12
Bazar da MaralhaCasa do Forno, Castelo Branco
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
10/12 a 17/12
Loja de Natal SolidáriaRua Conselheiro Albuquerque, Castelo Branco
tituloNoticia
10/12 a 17/12
Venda de NatalPraça de Castelo Branco
tituloNoticia
14/12 a 21/12

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video