PARCERIA ENTRE O POLITÉCNICO E A COMUNIDADE INTERMUNICIPAL DA BEIRA BAIXA
Concurso Fazer Acontecer junta 60 futuros empreendedores
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), em parceria com a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), realizou dia 14 deste mês, no Centro Comercial Alegro, o concurso de ideias de negócio Fazer Acontecer – Concurso para Jovens Empreendedores, que teve como objetivo sensibilizar os alunos do Politécnico e das escolas do Ensino Secundário e Profissional de Castelo Branco para a inovação e o empreendedorismo.
A sessão de abertura da iniciativa contou com a presença do secretário executivo da CIMBB, Joaquim Morão, do presidente do Politécnico, Carlos Maia, e da responsável de gestão e marketing do Cento Comercial Alegro, Cristina Roxo, que sublinharam a necessidade e importância dos alunos adquirirem competências empreendedoras que os capacitem para desenvolver projetos inovadores, e também o facto de esta iniciativa envolver alunos das diferentes unidades orgânicas do Politécnico e alunos da Escola Secundária Nuno Álvares e da Escola Tecnológica Profissional Albicastrense (ETEPA).
A iniciativa contou com a participação de 60 alunos organizados por grupos, que percorreram um roteiro que envolveu etapas como a dinâmica interpessoal, com produção de um protótipo; criação de ideias de negócio; estruturação do modelo de negócio; e a apresentação e defesa do projeto pitching.
No final foram atribuídos prémios aos três grupos melhor classificados, oferta do Centro Comercial Alegro, patrocinador da iniciativa.
Para além dos docentes do Politécnico que estiveram envolvidos na organização do Fazer Acontecer, a iniciativa também contou com a colabo- ração de jovens empreendedores do Centro de Empresas e Inovação de Castelo Branco que, com a sua experiência, colaboraram, sobretudo, na fase de estruturação dos modelos de negócio.
Na opinião das instituições, docentes, empreendedores e alunos envolvidos a experiência foi muito positiva, possibilitando a aquisição de competências acrescidas na área do empreendedorismo. Foi registada, também, a importância que a oportunidade possibilitou para os alunos se conhecerem e saberem, também, que projetos podem a vir a ser desenvolvidos em conjunto.