18 março de 2015

FRONTEIRA - FESTIVAL LITERÁRIO DE CASTELO BRANCO
Escritor moçambicano Mia Couto é cabeça de cartaz

Mia-Couto.jpgO escritor moçambicano Mia Couto, pseudónimo de António Emílio Leite Couto, é o cabeça de cartaz da terceira edição do Festival Literário de Castelo Branco, que decorre nos dias 10 e 11 de abril e 4 de maio, e que a partir deste ano se denomina Fronteira – Festival Literário de Castelo Branco, com o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia, a realçar que “a Literatura pode abrir-nos muitas fronteiras”.
Na apresentação da iniciativa, Luís Correia sublinhou também que este “é um festival que muito nos honra”, não deixando passar em branco o facto de “envolver, desde o primeiro momento, os quatro agrupamentos de escolas do Concelho, o que para nós é muito importante”.
O autarca garante, desde já, que esta edição do Festival “será mais rica que a primeira e que a segunda. Primeiro, porque há uma ligação maior do Festival aos agrupamentos e, em segundo, porque a própria agenda do Festival é muito mais rica”, fazendo referência “à presença de um escritor de renome internacional, Mia Couto”.
O Festival, que este ano tem como lema Ler, atravessar fronteiras para outros mundos, como afirma José Pires, passa a denominar-se Fronteira – Festival Literário de Castelo Branco, uma vez que o objetivo “é criar uma imagem a partir da própria palavra”.
A apresentação do Festival ficou ainda marcada pelas performances do Grupo de Acrobática e Teatro do Agrupamento de Escolas José Sanches e São Vicente da Beira, e de um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares, de Castelo Branco, o que levou Luís Correia a destacar que “o Festival começou, desde já, com este momento muito agradável e enriquecedor”, não hesitando em assegurar que “estamos a começar bem”.

O programa
do Fronteira
O programa do Festival tem início dia 10 de abril, com as sessões nas escolas, subordinadas ao tema Ler: atravessar fronteiras para outros mundos, em que escritores e ilustradores que se dedicam aos mais variados géneros literários visitarão várias escolas do Concelho, com o objetivo de aproximar leitores e autores. Assim, as escolas receberão a visita de seis escritores, que são Catarina Correia Marques, Fernando Alvim, Gémeo Luís, José Pires, Marta Torrão e Paulo Galindro.
No Museu Cargaleiro, a partir das 10h30, realiza-se uma oficina de ilustração, orientada por Pedro Vieira, sendo esta uma das novidades deste ano, a par de uma exposição de ilustradores que estará patente na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
Ainda no dia 10 de abril, às 21h30, no Centro Cultural de Alcains, decorre a primeira mesa, subordinada ao tema Onde fica a fronteira entre razão e sentimento, que terá como convidado João Afonso e que será moderada por Tito Couto.
Dia 11 de abril, às 11h30, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, é apresentado o livro Vera Cruz, de João Morgado.
Também na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, mas a partir das 15 horas, decorrerá a mesa Fronteiras para o Século XXI, moderada por Pedro Vieira e que terá como convidados Bruno Vieira Amaral e João Tordo.
A partir das 16 horas será a vez da mesa Entre Macondo e a Ilha dos Amores, com moderação de Tito Couto, sendo que os convidados são João de Melo e Valério Romão.
De Espanha, nem bom vento, nem bom casamento é o tema da mesa que se realizará a partir das 17 horas, com os convidados Francisco José Viegas e José Manuel Fajardo, cabendo a moderação a Pedro Vieira.
A mesa da sessão de encerramento, que terá como convidado Valter Hugo Mãe e como moderadores Pedro Vieira e Tito Couto, será subordinada ao tema Fronteiras e territórios literários, realizando-se a partir das 21h30, no auditório da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco.
O momento alto do Fronteira – Festival Literário de Castelo Branco, no entanto, está marcado para dia 4 de maio, às 21h30, no Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, com uma homenagem a Mia Couto.

Festival reúne
15 participantes
O Fronteira – Festival Literário de Castelo Branco ao longo dos três dias em que decorre reúne um conjunto de 15 participantes, entre escritores, autores ilustradores e um músico, que são Bruno Oliveira Amaral, Catarina Correia Marques, Fernando Alvim, Francisco José Viegas, Gémeo Luís, o músico João Afonso, João de Melo, João Tordo, José Manuel Fajardo, José Pires, Marta Torrão, Mia Couto, Paulo Galindro, Valério Romão e Valter Hugo Mãe.
De referir, ainda que o Fronteira é organizado pela Câmara de Castelo Branco, tem a produção executiva da Booktailors – Consultores Editoriais e conta com a Gazeta do Interior como um dos media partnership.

18/03/2015
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
13/12
Entre Histórias e SonhosBiblioteca Municipal Padre Antunes, Sertã
tituloNoticia
14/12
Os Madeiros de Natal da Beira BaixaAssociação Desportiva, Cultural e Recreativa, Caféde
tituloNoticia
04/12 a 14/12
Bazar da MaralhaCasa do Forno, Castelo Branco
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
10/12 a 17/12
Loja de Natal SolidáriaRua Conselheiro Albuquerque, Castelo Branco
tituloNoticia
10/12 a 17/12
Venda de NatalPraça de Castelo Branco
tituloNoticia
14/12 a 21/12

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video