Distrital social democrata envia carta à Federação do PS a lançar desafio
PSD quer compromisso com o PS em defesa de propostas para Castelo Branco
A Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD) de Castelo Branco quer estabelecer um compromisso com o Partido Socialista (PS) local em defesa do Distrito e de propostas e projetos comuns entre os dois partidos.
Para o efeito, enviou uma carta à Federação Distrital do PS de Castelo Branco e aos deputados socialistas eleitos, onde faz um convite ao estabelecimento de conversações no sentido do estabelecimento de um compromisso.
O anúncio desta tomada de posição foi comunicado publicamente, numa conferência de Imprensa realizada sexta-feira, na sede do PSD em Castelo Branco.
“No programa da coligação existem ideias e propostas com proximidade às apresentadas pelo Partido Socialista”, referiu, durante a conferência de Imprensa, o presidente da Distrital do PSD de Castelo Branco, Manuel Frexes.
E, neste âmbito, os social democratas e os deputados da coligação Portugal à Frente eleitos pelo Círculo de Castelo Branco querem estabelecer um compromisso com o PS local e com os seus deputados eleitos para defender ideias e projetos onde existe proximidade entre as duas forças políticas.
Manuel Frexes dá como exemplo dessa proximidade entre a coligação e os socialistas, o caso das portagens na Autoestrada da Beira Interior, a necessidade de modernização e reativação da ferrovia (Linha da Beira Baixa), o reconhecimento da necessidade da construção do IC-31, o Regadio da Cova da Beira, entre outros.
Na carta enviada aos socialistas, é lançado o desafio para que ambas as forças políticas se juntem “num novo ciclo de diálogo e concertação, em defesa do Interior e das suas gentes”.
O presidente da Distrital do PSD de Castelo Branco e deputado eleito pela coligação, disse que se os socialistas aceitarem o desafio, “queremos criar um documento com pontos concretos para resolver e também, nos respetivos grupos parlamentares, influenciar a tomada de medidas para a Região”.
Manuel Frexes mostrou-se otimista e espera que o PS local e os seus deputados eleitos aceitem este desafio ao diálogo e estabelecimento de um compromisso em defesa da Região e do Distrito de Castelo Branco.
Questionado sobre uma eventual recusa dos socialistas, Álvaro Batista, deputado eleito pela coligação, adiantou que se isso acontecer, “terá que ser o PS a explicar o porquê, mas não acreditamos nisso. Esperamos que aceite”, concluiu.
Nas eleições Legislativas de 4 de outubro, O PS elegeu como deputados por Castelo Branco, Hortense Martins e Eurico Brilhante Dias, e a coligação Portugal à Frente, Manuel Frexes e Álvaro Baptista.