23 de dezembro de 2015

Cargaleiro inaugura Fondazione Museo Manuel Cargaleiro em Itália

Manuel Cargaleiro inaugurou, dia 12 deste mês, no Palazzo Tolla em Ravello, em Itália, uma nova sede da Fondazione Museo Manuel Cargaleiro, numa cerimónia em que afirmou que “este é um dos dias mais importantes da minha longa vida. Obrigado, Ravello”.
A cerimónia decorreu com a leitura de poemas de Joseph Mascolo, como tributo a Manuel Cargaleiro.
Na inauguração da nova sede da fundação italiana, o presidente de Ravello, Paolo Vuilleumier, enalteceu o trabalho do artista Manuel Cargaleiro em Itália, ao afirmar que “é uma honra para nós sermos capazes de preservar e disponibilizar aos cidadãos e turistas as obras de Manuel Cargaleiro, o resultado de sua generosidade. O trabalho de Cargaleiro é mais uma prova do charme que Ravello tem sobre artistas e intelectuais e a magia que evoca esta terra. Obrigado também a dois grandes ceramistas Lucio e Pasquale Liguori, que irão doar duas criações à Fondazione Cargaleiro com sede em Ravello e irão ter um espaço dedicado aos artistas da arte cerâmica de Campania”.
Na cerimónia também esteve presente o presidente do Centro Universitário Europeu para o Património Cultural, Alfonso Andria, que recordou o percurso de vida e carreira artística de Manuel Cargaleiro, classificando este novo espaço como a “sua residência cultural”.
Por seu lado o embaixador de Portugal junto à Santa Sé, António de Almeida Ribeiro, viu esta inauguração como “uma iniciativa que fortalece as relações de amizade e proximidade entre os nossos dois países”.
De realçar, que aos 88 anos, Manuel Cargaleiro vê assim mais um sonho concretizado, com a inauguração da única fundação em Itália que prestigia um artista português, assumindo a ligação que possui a Ravello e que pretende ver associada ao território das suas origens, Castelo Branco.

24/12/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video