25 de novembro de 2015

Projeto Life Imperial
GNR de Castelo Branco recebe equipa cinotécnica para deteção de venenos

A Guarda Nacional Republicana (GNR) de Castelo Branco vai receber duas equipas cinotécnicas especializadas na deteção de venenos, para intervir nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 do Tejo Internacional, Erges e Ponsul.
Em comunicado, a GNR refere que duas equipas cinotécnicas especializadas na deteção de venenos criadas no âmbito do projeto Life imperial, de conservação da águia-imperial ibérica, ficam sediadas no Comando Territorial de Castelo Branco.
“Em conjunto com militares do Serviço de Proteção da Natureza e Ambiente (SEPNA) irão intervir nas Zonas de Proteção Especial (ZPE) da Rede Natura 2000 do Tejo Internacional, Erges e Ponsul”, lê-se no documento.
A GNR de Castelo Branco vai receber dois cães pastores Belga Mallinois.
O projeto Life imperial tem como objetivo promover o aumento da população de águia-imperial ibérica em Portugal, sétima ave de rapina mais ameaçada do Mundo pela ação humana, nomeadamente pelo abate a tiro e envenenamento, sendo este último método uma das principais causas de mortalidade não natural da espécie em Espanha.
“A criação de binómios detetores de venenos, irá aumentar a capacidade de vigia e controlo da ameaça, onde o despiste de casos de envenenamento na natureza será efetuado por patrulhas cinotécnicas regulares nas áreas de intervenção do projeto”, adianta o comunicado.
Recorde-se que a GNR participa, até dezembro de 2018, no projeto Life Imperial: Conservação da águia-imperial ibérica.

26/11/2015
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
06/08 a 14/09
O Vestido da minha vidaGaleria Municipal de Oleiros
06/08 a 30/08
Quando a Luz do Teu Corpo Me CegaSociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video