No Auditório da ESE
José Sócrates apresenta livro de Valter Lemos
A influência da OCDE nas políticas públicas de Educação em Portugal é o título do livro da autoria de Valter Lemos que é apresentado segunda-feira, a partir das 18 horas, no auditório da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco.
A obra, com a chancela da Edições Almedina, será apresentada por José Sócrates e a entrada para a sessão, que se realiza a convite da Câmara de Castelo Branco e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), é livre. Na contra capa do livro pode ler-se que “a mais recente onda de globalização do final do Século XX e as consequências geradas pela interdependência dos Estados trouxeram novas formas de olhar as políticas públicas, bem como a influência das organizações internacionais na difusão, transferência e convergência dessas políticas”. É também referido que “a OCDE é uma das organizações que tem tido um papel destacado nas políticas de educação e que assumiu maior visibilidade com o programa PISA. A sua ação em Portugal iniciou-se nos anos 60 e prolongou-se até à atualidade através de vários mecanismos como a produção de ideias, a produção de dados e a avaliação de políticas. Numa primeira fase o principal instrumento foi o Projeto Regional do Mediterrâneo, tendo ocorrido uma mudança de paradigma na política educativa portuguesa. Numa segunda fase teve lugar o Exame à Política Nacional de Educação, que veio influenciar a estabilização dos eixos estruturantes dessa política. Na terceira fase os instrumentos usados foram a produção e divulgação de indicadores educacionais, constituídos como standards e benchmarks, vindo a ocorrer uma convergência com as políticas e os referenciais da OCDE”.
Por fim é adiantado que “este livro mostra que as políticas públicas que estiveram presentes na educação portuguesa nos últimos 50 anos tiveram uma importante influência da OCDE na mudança para uma escola mais democratizada, na consolidação de um sistema educativo mais estruturado e universal e na convergência de políticas para a melhoria dos resultados educativos”.
Recorde-se que Valter Lemos é doutorado em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e é atualmente professor coordenador da Escola Superior de Educação (ESSE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), onde preside ao conselho técnico-científico, exercendo também funções docentes e de investigação no ISCTE. Iniciou a sua carreira em 1978 como professor de Biologia do Ensino Secundário onde realizou estágio pedagógico com a classificação de 20 valores. Após a conclusão do mestrado em Educação iniciou funções docentes na ESE de Castelo Branco, onde desempenhou durante 11 anos funções de direção e coordenação.
Foi também, durante vários anos, professor convidado da Universidade Católica e foi membro do conselho científico-pedagógico da formação contínua de professores e do conselho científico do Instituto de Inovação Educacional.
Em 1996 foi eleito presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, cargo que exerceu até 2005, após duas reeleições. Nesse ano integrou o XVII Governo Constitucional como secretário de Estado da Educação e em 2009 passou a exercer o cargo de secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional no XVIII Governo.
Exerce também, desde 2002, o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco.