5 de novembro 2014

No Auditório da ESE
José Sócrates apresenta livro de Valter Lemos

A influência da OCDE nas políticas públicas de Educação em Portugal é o título do livro da autoria de Valter Lemos que é apresentado segunda-feira, a partir das 18 horas, no auditório da Escola Superior de Educação (ESE) de Castelo Branco.
A obra, com a chancela da Edições Almedina, será apresentada por José Sócrates e a entrada para a sessão, que se realiza a convite da Câmara de Castelo Branco e do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), é livre. Na contra capa do livro pode ler-se que “a mais recente onda de globalização do final do Século XX e as con­sequências geradas pela interdependência dos Estados trouxeram novas formas de olhar as políticas públicas, bem como a influência das organizações internacionais na difusão, transferência e conver­gência dessas políticas”. É também referido que “a OCDE é uma das organizações que tem tido um papel desta­cado nas políticas de educação e que assumiu maior visibilidade com o programa PISA. A sua ação em Portugal iniciou-se nos anos 60 e prolongou-se até à atualidade através de vários mecanismos como a produção de ideias, a produção de dados e a avaliação de políticas. Numa primeira fase o principal instrumento foi o Projeto Regional do Mediterrâneo, tendo ocorrido uma mudança de para­digma na política educativa portuguesa. Numa segunda fase teve lugar o Exame à Política Nacional de Educação, que veio influen­ciar a estabilização dos eixos estruturantes dessa política. Na ter­ceira fase os instrumentos usados foram a produção e divulgação de indicadores educacionais, constituídos como standards e ben­chmarks, vindo a ocorrer uma convergência com as políticas e os referenciais da OCDE”.
Por fim é adiantado que “este livro mostra que as políticas públicas que estiveram presen­tes na educação portuguesa nos últimos 50 anos tiveram uma importante influência da OCDE na mudança para uma escola mais democratizada, na consolidação de um sistema educativo mais estruturado e universal e na convergência de políticas para a melhoria dos resultados educativos”.
Recorde-se que Valter Lemos é doutorado em Políticas Públicas pelo Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE) e é atualmente professor coordenador da Escola Superior de Educação (ESSE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), onde preside ao conselho técnico-científico, exercendo também funções docentes e de investigação no ISCTE. Iniciou a sua carreira em 1978 como professor de Biologia do Ensino Secundário onde realizou estágio pedagógico com a classificação de 20 valores. Após a conclusão do mestrado em Educação iniciou funções docentes na ESE de Castelo Branco, onde desempenhou durante 11 anos funções de direção e coordenação.
Foi também, durante vários anos, professor convidado da Universidade Católica e foi membro do conselho científico-pedagógico da formação contínua de professores e do conselho científico do Instituto de Inovação Educacional.
Em 1996 foi eleito presidente do Instituto Politécnico de Castelo Branco, cargo que exerceu até 2005, após duas reeleições. Nesse ano integrou o XVII Governo Constitucional como secretário de Estado da Educação e em 2009 passou a exercer o cargo de secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional no XVIII Governo.
Exerce também, desde 2002, o cargo de presidente da Assembleia Municipal de Castelo Branco.

 

04/11/2014
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
01/10 a 09/10
Dia Internacional do IdosoConcelho de Penamacor
02/10 a 22/10
Aguarda ReferendoFundão e Castelo Branco
04/10
Dois dias para além do tempoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
07/10 a 11/10
Receção ao Caloiro Campus da Talagueira, Castelo Branco

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video