28 de outubro de 2015

Na recriação da entrega do primeiro foral da cidade
Novo livro explica origem de Castelo Branco

A Junta de Freguesia de Castelo Branco, em colaboração com a Associação Outrem, os Peregrinos de Maria e a Paróquia de São Miguel da Sé, dinamiza sábado, no recinto de Nossa Senhora de Mércoles, o I Foral de Castelo Branco – Revisitar o Passado e Construir uma Identidade.
O programa começa às nove horas, com um percurso histórico organizado pelos Peregrinos de Maria, que tem início no recinto de Nossa Senhora de Mércoles, passando de- pois pela Senhora Santana, Santo António e Senhora da Piedade, para regressar ao ponto de partida.
Na parte da tarde, a partir das 15 horas, junto à Capela de Nossa Senhora de Mércoles, realiza-se a exposição de um acampamento militar medieval.
Às 15h30, na Capela de Nossa Senhora de Mércoles, é recriado o momento histórico da atribuição do primeiro foral de Castelo Branco.
O momento alto do programa, no entanto, realiza-se a partir das 15h50, também na Capela de Nossa Senhora de Mércoles, com a apresentação do livro Castelo Branco: Das Origens à Atualidade, da autoria de António Pires Nunes.
Uma obra, que como adiantou o presidente da Junta, Jorge Neves, na conferência de Imprensa de apresentação da iniciativa, “resulta do facto de no ano passado termos feito as comemorações do centenário do primeiro foral de Castelo Branco, na sequência do qual convidamos Pires Nunes, para fazer este livro”.
Jorge Neves realçou ainda que “a história da cidade passa a ser esclarecida de alguma forma com esta publicação” e acrescentou que, “assim, também estamos a enriquecer o património da cidade”.
António Tavares

29/10/2015
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video