Na Biblioteca Municipal
ETEPA e EcoGerminar apresentam REDECOOL
O projeto REDECOOL Emprego – Redes Colaborativas para o Emprego Local Jovem foi apresentado quinta-feira, na Biblioteca Municipal de Castelo Branco, pela Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense (ETEPA) e pela Asso- ciação EcoGerminar.
O projeto tem como principal objetivo promover o emprego e a empregabilidade através de formas de atuação colaborativas organizadas em redes (locais/regionais e de âmbito nacional), que potenciem a eficácia e eficiência na inclusão dos mais jovens (com idade inferior a 30 anos) em situação de desemprego ou precariedade económica.
A nível local, este projeto conta com a parceria da ACICB – Associação Empresarial da Beira Baixa, da Câmara de Castelo Branco, do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Na sessão de abertura, o presidente da ACICB, Adelino Minhós, afirmou que “esta questão do emprego na nossa sociedade revela-se de extrema importância. Em primeiro lugar, porque falamos de um tema muito atual no nosso país, tal como a questão económica e do desenvolvimento, mas o que a mim me preocupa mais é que quando falamos de desemprego, falamos de pessoas e as pessoas são uma peça da sociedade em que estamos inseridos e por isso são importantíssimas”.
Acrescentou ainda que “enquanto responsáveis, temos a obrigação de encontrar formas de resolver estes problemas, principalmente quando o desemprego afeta as camadas mais jovens”.
Por seu lado, o vereador Jorge Pio da Câmara de Castelo Branco felicitou a iniciativa e indicou que o apoio da Câmara surge da postura que esta tem adotado, ao referir que “a postura desta autarquia tem duas grandes vertentes. Uma é estar próxima das empresas, no sentido de sermos facilitadores de criar condições para que as empresas possam estar, ficar e possam querer vir. Em segundo lugar estar próxima das diferentes entidades da comunidade escolar, das entidades formadoras, das associações que têm diferentes tipos de iniciativas, tudo o que possa criar, de certa forma, uma dinâmica socioeconómica que permita fazer aqui um elo de ligação entre aquilo que são as necessidades das pessoas e aquilo que são as necessidades das diferentes empresas”.
O diretor do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, Carlos Faria, lembrou que “o IEFP como responsável pelas políticas de emprego a nível nacional tem de estar presente nestas iniciativas. Tendo em conta que esta é uma plateia e este é um projeto ligado aos jovens nós temos um conjunto de medidas ativas de emprego que proporcionarão que o vosso futuro seja um futuro melhor e que consigamos aquilo que todos nós queremos, que é que o desemprego possa baixar e que isso represente que as pessoas possam ter uma vida melhor”.
Olga Pires Preto, diretora pedagógica da ETEPA, recordou que “a Escola, ao longo de todos os anos da sua existência, que já são 22, tem sempre feito o esforço para ser parceira, ser colaboradora, ter protocolos assinados com as várias entidades que mexem com os jovens”. A diretora justifica assim esta parceria com a EcoGerminar, pondo ao seu serviço “toda a formação, todas as mais-valias que a Escola pode proporcionar e estamos de corpo inteiro nesta parceria que penso que virá a dar resultado, pelo menos ao nível do nosso concelho”.
A nível nacional o REDECOOL é dinamizado a pela ANIMAR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local, em parceria com a CASES – Cooperativa António Sérgio para a Economia Social, tendo sido aprovado no quadro do Programa Cidadania Ativa, gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian e financiado pelo EEAGRANTS.