NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DO DIA MUNDIAL DO BRAILLE
Museu Cargaleiro cria guia em Braille
O Museu Cargaleiro, no âmbito da programação do Serviço Educativo para este ano, domingo, associou-se às comemorações do Dia Mundial do Braille, com a atividade Com Sentidos no Museu!, que consistiu numa visita sensorial com atelier.
Assim, em parceria com a Delegação de Castelo Branco da Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal (ACAPO) foi possível a aproximação entre as obras patentes no Museu, no Núcleo de Manuel Cargaleiro, e os associados da ACAPO de Castelo Branco.
Após diálogo pelos espaços expositivos e contacto com as obras realizou-se um atelier de pintura em azulejo, com o objetivo de promover a expressão plástica e a ligação com as obras de azulejaria de Cargaleiro. A iniciativa impulsionou assim um contacto mais próximo entre o Museu e a comunidade, considerando uma nova forma de sentir a arte, com recurso a materiais sensoriais, numa perspetiva de inclusão para todos os visitantes, “assumindo-se, deste modo, a prossecução de ações que cumprem com os objetivos do Museu, no que respeita a uma melhor e organizada fruição do espaço, e ao desenvolvimento de condições de acessibilidade para todos os públicos”.
Da parceria resultou também a produção de um Guia para uma visita ao Museu, em edição Braille, que já se encontra disponível para todos os visitantes do Museu Cargaleiro que pretendam conhecer de forma autónoma o espaço museológico e a Coleção da Fundação Manuel Cargaleiro.